“Governar para pessoas que compõem a maioria desse país, que são as pessoas que labutam das 5 da manhã às 10h da noite para ganhar o pão de cada dia… para governar esse país é muito difícil”, disse o presidente.
O presidente Lula afirmou, nesta sexta-feira (24), que contratar obras como viadutos e pontes é fácil, mas governar para negros e pobres é difícil. Antes, no mesmo discurso, ele havia dito que governar não é difícil.
“Governar um país não é difícil se o governante souber para quem ele quer governar. Se ele souber e não esquecer de onde ele veio e para onde ele vai voltar”, declarou o presidente da República, em discurso no Palácio do Planalto.
“Eu queria que vocês compreendessem que governar para pobre, governar para negro, governar para a periferia, governar para pessoas com deficiência, governar para pessoas que compõem a maioria desse país, que são as pessoas que labutam das 5 da manhã às 10h da noite para ganhar o pão de cada dia… para governar esse país é muito difícil”, disse o presidente.
A maior parte da renda nacional está indo para o bolso dos parasitas da especulação, para fora do país, através da remessa de lucros e dividendos de bancos e multinacionais e para os cofres dos grandes sonegadores de impostos. Todas as vezes que um governo tenta investir no crescimento econômico, na melhoria dos serviços públicos, na criação de empregos e no fim da pobreza, ele é atacado por esses setores que vivem da agiotagem e da ganância por superlucros.
A força desse setor parasitário da sociedade fica patente nas atuais taxas de juros reais praticadas pelo Banco Central. Com quedas homeopáticas em suas taxas, o Brasil tem a maior taxa de juros reais do mundo, o que inviabiliza o crescimento, a produção e o consumo da população.
Entre juros e amortizações, o governo federal gasta todos os anos com os especuladores mais da metade o Orçamento da União. Esse gasto não é criticado pelos magnatas e seus porta-vozes, mas, se o governo construir um hospital público, anunciar investimentos públicos ou pagar melhores salários para servidores, aí, ele é “gastador”, irresponsável, etc. Lula tem razão. É muita hipocrisia, e o governo precisa agir contra tudo isso.
“Muito fácil é contratar um viaduto, muito fácil é contratar uma ponte. Se bem que tudo isso é muito importante para o País. Muito fácil é contratar até uma ferrovia. Muito fácil até fazer uma universidade. Difícil é você lembrar que tem gente que não vai usar essa estrada, que não vai usar essa ferrovia, que não vai nessa universidade, e que você precisa ir até elas para dizer ‘se vocês não podem vir até mim, eu venho até vocês’”, completou o presidente.