O presidente Lula fez um apelo ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, e aos países que a compõem para que Israel e o Hamas deixem de atingir crianças no conflito que se agravou nos últimos dias.
Na mensagem, publicada nas redes sociais e endereçada ao líder da ONU, Lula defendeu que “lancemos mão de todos os recursos para pôr fim à mais grave violação aos direitos humanos no conflito no Oriente Médio”.
“É preciso que o Hamas liberte as crianças israelenses que foram sequestradas de suas famílias. É preciso que Israel cesse o bombardeio para que as crianças palestinas e suas mães deixem a Faixa de Gaza através da fronteira com o Egito”.
Até a segunda-feira (9), pelo menos 91 crianças palestinas foram mortas na Faixa de Gaza vítimas dos bombardeios de Israel na região, segundo informou a organização Defense for Children International – Palestine (DCIP) junto ao Ministério da Saúde da Palestina.
Ele cita os bombardeios feitos por Israel contra a passagem de Rafah, única ponte terrestre que liga Gaza ao Egito e que estava sendo usada como rota de evacuação. Esses ataques estão impedindo que crianças palestinas sejam retiradas da zona de guerra.
Os brasileiros que estavam na região foram evacuados através de Rafah, mas a passagem foi fechada na terça-feira (10) por conta dos bombardeios.
Além disso, Lula criticou o sequestro de famílias, inclusive com crianças, por parte do Hamas.
“É urgente uma intervenção humanitária internacional. É urgente um cessar fogo em defesa das crianças israelenses e palestinas”, afirmou o presidente brasileiro.
“O Brasil, na presidência provisória do Conselho de Segurança da ONU, se juntará aos esforços para que cesse de imediato e em definitivo o conflito. E continuará trabalhando pela promoção da paz e em defesa dos direitos humanos no mundo”, continuou.
O Brasil já convocou uma reunião do Conselho de Segurança da ONU para discutir o conflito. No primeiro pronunciamento após o ataque do Hamas contra Israel, Lula disse que o governo brasileiro “não poupará esforços para evitar a escalada do conflito”.
Leia a carta de Lula para o secretário-geral da ONU, António Guterres:
“Apelo do Presidente Lula em defesa das crianças palestinas e israelenses
Quero fazer um apelo ao secretário-geral da ONU, António Guterres, e à comunidade internacional para que, juntos e com urgência, lancemos mão de todos os recursos para pôr fim à mais grave violação aos direitos humanos no conflito no Oriente Médio.
Crianças jamais poderiam ser feitas de reféns, não importa em que lugar do mundo.
É preciso que o Hamas liberte as crianças israelenses que foram sequestradas de suas famílias. É preciso que Israel cesse o bombardeio para que as crianças palestinas e suas mães deixem a Faixa de Gaza através da fronteira com o Egito. É preciso que haja um mínimo de humanidade na insanidade da guerra.
É urgente uma intervenção humanitária internacional. É urgente um cessar fogo em defesa das crianças israelenses e palestinas.
O Brasil, na presidência provisória do Conselho de Segurança da ONU, se juntará aos esforços para que cesse de imediato e em definitivo o conflito. E continuará trabalhando pela promoção da paz e em defesa dos direitos humanos no mundo.
Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente do Brasil”