“E vai permanecer internado por mais alguns dias”, diz Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação Social. Segundo boletim médico, presidente foi levado à unidade do hospital em Brasília com dor de cabeça e foi realizada ressonância no local, que detectou hemorragia craniana
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi submetido, na madrugada desta terça-feira (10), a uma craniotomia, cirurgia para drenagem de hematoma no crânio, em decorrência do acidente domiciliar que sofreu em outubro, registra boletim médico do Hospital Sírio Libanês.
Segundo boletim, Lula foi levado à unidade do hospital em Brasília com dor de cabeça e foi feita ressonância realizada no local, que detectou hemorragia craniana. O presidente foi então transferido para a unidade do hospital em São Paulo e submetido à craniotomia.
“A cirurgia transcorreu sem intercorrências. No momento, o presidente encontra-se bem, sob monitorização em leito de UTI”, consta no boletim médico.
De acordo com o documento, vai ser realizada entrevista coletiva às 9h para detalhar o estado de saúde de Lula.
HISTÓRICO
O presidente sofreu queda no banheiro do Palácio da Alvorada, em 19 de outubro, quando bateu a cabeça e precisou levar 5 pontos na nuca. O acidente levou Lula a cancelar série de viagens internacionais, como a ida à cúpula do Brics, em Kazan, na Rússia; à cúpula da ONU sobre biodiversidade COP16, na Colômbia; e à cúpula da ONU sobre o clima COP29, no Azerbaijão.
BOLETIM MÉDICO
O presidente Lula reclamou a assessores, nesta segunda-feira (9), de dores de cabeça durante o dia e foi consciente ao hospital Sírio Libanês em Brasília ao final do expediente, no início da noite. A primeira-dama, Janja da Silva, o acompanha.
Novo boletim médico atualizado vai ser emitido pela manhã. Coletiva de imprensa vai ser realizada pela manhã também.
O presidente segue sob acompanhamento da equipe médica, sob os cuidados do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e da Dra. Ana Helena Germoglio.
No momento, ele encontra-se bem, sob monitorização em leito de UTI, segundo informações da equipe médica. Coletiva à imprensa foi marcada para às 9h para atualizar o quadro clínico.
MESSIAS
Segundo o advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, o presidente Lula “já acordou” da cirurgia para a drenagem de uma hemorragia intracraniana e “logo voltou a dormir”.
“Acordou e voltou a dormir. Agora é aguardar a recuperação”, disse o ministro.
Messias declarou que é uma situação “comum” para quadros desse tipo, porque a “queda foi muito feia”.
“O presidente está bem e logo volta”, declarou o ministro da AGU.
Sobre a craneoctomia que o LULA fez.ta muito estranho não fizeram tricotomia? Quem será que está mentindo, os médicos ou a imprensa? Quem passa por esse procedimento sai careca com cicatrizes????
Você, por algum acaso, é especialista em neurocirurgia? Porque, se não for, está dizendo, sem nenhum conhecimento de causa, que houve uma conspiração, incluindo o hospital e todos os médicos que atenderam o presidente, para forjar uma cirurgia que não houve. Resta saber para que todo esse trabalho.