![](https://horadopovo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Farmacia-Popular-Divulgacao-MS.jpeg)
São remédios para diabetes, hipertensão, osteoporose, asma, colesterol, entre outros, além de itens de higiene como as fraldas geriátricas
O presidente Lula destacou nesta nesta sexta-feira (14), em entrevista à Rádio Clube do Pará, a informação feita pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, que 41 itens oferecidos pelo Programa Farmácia Popular à população brasileira passam a ser distribuídos gratuitamente.
“Todos os remédios que a farmácia popular entrega para pessoas que têm o uso continuado, aqueles que a pessoa precisa ter, como remédio para pressão, para diabetes, que tem de tomar obrigatoriamente, serão distribuídos gratuitamente para todo o povo brasileiro”, disse o presidente.
Nísia Trindade fez o anúncio durante o encontro de prefeitos e prefeitas, que ocorreu esta semana em Brasília. Segundo a ministra, os 41 itens do Programa passarão a ser distribuídos gratuitamente nas farmácias credenciadas, deixando para trás a coparticipação que insidia sobre alguns deles, como as fraldas geriátricas. A medida vai beneficiar de imediato cerca de um milhão de pessoas por ano, principalmente idosos.
“Estamos acrescentando na gratuidade as fraldas geriátricas, ou seja, estamos falando também de envelhecimento da população. Eu sei a real importância dessa ação. Tivemos mais de 24 milhões de pessoas beneficiadas em 2024 e vamos aumentar ainda mais esse alcance principalmente nas áreas mais remotas desse país”, enfatizou a ministra.
Somada a essa medida, a ministra Nísia Trindade anunciou a retomada do credenciamento para farmácias privadas localizadas em municípios que ainda não são atendidos pelo programa. Os estabelecimentos interessados poderão se cadastrar, ampliando a rede de atendimento, favorecendo o acesso a medicamentos essenciais, como os remédios para diabetes, osteoporose, hipertensão, doença de Parkinson, e itens de higiene
Ela esclareceu também que foram abertos credenciamento para 758 cidades que ainda não contavam com a Farmácia Popular. “Esse programa estava destruído no governo anterior, com relatórios do TCU e CGU, mas graças à Emenda da Transição e empenho do presidente Lula, conseguimos retomá-lo”, declarou Nísia Trindade.
No momento programa já está presente em 4.812 municípios, cobre 86% das cidades do país e cerca de 97% da população através de mais de 31 mil farmácias credenciadas.
A saúde da mulher foi contemplada, com acesso gratuito aos medicamentos indicados para o tratamento de osteoporose e contraceptivos. Produtos que eram oferecidos com preços 50% de desconto e desde 2023 integram o rol de gratuidade. Mais de cinco milhões de mulheres foram beneficiadas com a retirada dos produtos de graça.
Pelo programa Dignidade Menstrual iniciado em 2024, foi ampliado o acesso à saúde para populações em situação de vulnerabilidade, por meio da entrega de absorventes. Em seu primeiro ano de execução, o programa beneficiou 2,1 milhões de pessoas de baixa renda em todo o Brasil. Com a iniciativa, que visa garantir acesso a itens básicos de higiene menstrual, distribuiu, em apenas um ano, mais de 240 milhões de absorventes, totalizando investimento de R$ 119,7 milhões do Ministério da Saúde.
Entre 2022 e 2024, o governo federal já ampliou o número de pessoas atendidas pelo Farmácia Popular em quase 20%, aumentando em aproximadamente 4 milhões o número de beneficiários. No período, o total de pessoas atendidas passou de 20,7 milhões em 2022 para 24,7 milhões em 2024. Para 2025 continuará com os benefícios agora ampliados.
Veja a lista completa abaixo:
Asma
– brometo de ipratrópio 0,02mg;
– brometo de ipratrópio 0,25mg;
– dipropionato de beclometasona 200mcg;
– dipropionato de beclometasona 250mcg;
– dipropionato de beclometasona 50mcg;
– sulfato de salbutamol 100mcg;
– sulfato de salbutamol 5mg.
Diabetes
– cloridrato de metformina 500mg;
– cloridrato de metformina 500mg – ação prolongada;
– cloridrato de metformina 850mg;
– glibenclamida 5mg;
– insulina humana regular 100ui/ml;
– insulina humana 100ui/ml.
Hipertensão
– atenolol 25mg;
– besilato de anlodipino 5 mg;
– captopril 25mg;
– cloridrato de propranolol 40mg;
– hidroclorotiazida 25mg;
– losartana potássica 50mg;
– maleato de enalapril 10mg;
– espironolactona 25 mg;
– furosemida 40 mg;
– succinato de metoprolol 25 mg.
Anticoncepcionais
– acetato de medroxiprogesterona 150mg;
– etinilestradiol 0,03mg + levonorgestrel 0,15mg;
– noretisterona 0,35mg;
– valerato de estradiol 5mg + enantato de noretisterona 50mg.
Osteoporose
– alendronato de sódio 70mg.
Dislipidemia
– sinvastatina 10mg;
– sinvastatina 20mg;
– sinvastatina 40mg.
Doença de Parkinson
– carbidopa 25mg + levodopa 250mg;
– cloridrato de benserazida 25mg + levodopa 100mg.
Glaucoma
– maleato de timolol 2,5mg;
– maleato de timolol 5mg.
Rinite
– budesonida 32mcg;
– budesonida 50mcg;
– dipropionato de beclometasona 50mcg/dose.
Dignidade menstrual
– absorvente higiênico (para pessoas em situação de vulnerabilidade e estudantes da rede pública).
Fralda
– fralda geriátrica (quadros de incontinência).
Diabetes associada a doença cardiovascular
– dapagliflozina 10 mg.