
Ele está à frente ainda contra Romeu Zema, Pablo Marçal, Ciro Gomes, Ratinho Júnior, Ronaldo Caiado e Eduardo Leite
O presidente Lula (PT) lidera as disputas eleitorais contra Tarcísio de Freitas (Republicanos) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). Os cenários, divulgados nesta terça-feira (8), foram monitorados pelo instituto AtlasIntel.
Segundo a pesquisa, Lula tem mais de 10 pontos de vantagem contra o atual governador de São Paulo, apontado como a principal opção da extrema-direita para substituir o inelegível Jair Bolsonaro (PL) na eleição presidencial de 2026.
Todos os demais candidatos citados, neste cenário, ficam, individualmente, com menos de 5% das intenções de voto.
Pelo levantamento, Lula lidera com 44,6%, seguido por Tarcísio com 34%. Não sei, brancos e nulos somam 4,6%. Romeu Zema (Novo), Pablo Marçal (PRTB), Ciro Gomes, Ratinho Júnior (PSD), Ronaldo Caiado (UB) e Eduardo Leite (PSD), todos juntos, têm 16,3%.
Os nomes dos contendores vão se cristalizando à medida que a cena eleitoral vai se colocando mais nitidamente. Embora a imensa maioria dos eleitores nem estejam ainda vislumbrando as eleições com mais de ano de distância de ocorrer.
MICHELLE BOLSONARO
Se a candidatura escolhida para substituir o Bozo for a de Michelle, Lula também tem vantagem ainda maior (45%), segundo o levantamento. A distância entre o presidente e a ex-primeira-dama (30,4%) é de quase 15 pontos percentuais.
Novamente, nenhum outro candidato citado aparece em condições de alcançar os 2 primeiros colocados.
FERNANDO HADDAD
O AtlasIntel monitorou, ainda, terceiro cenário de disputa, dessa vez, sem o presidente Lula como candidato. O ministro Fernando Haddad (PT) é sondado como o substituto. Ele soma 33,3%.
Tarcísio de Freitas, com 34%, aparece como representante da direita e extrema-direita. Ambos, segundo o AtlasIntel, terminariam o primeiro turno empatados, com leve vantagem numérica para o governador.
COM BOLSONARO
Bolsonaro, apesar de estar judicialmente impedido de participar da disputa, também é monitorado em cenário separado, que questiona eleitores sobre eventual repetição das candidaturas de 2022.
Ele aparece com 46% das intenções de voto e empata tecnicamente com Lula, que tem 44,4%. Ciro Gomes (PDT), o terceiro mais citado, soma 4,5% das intenções de voto.
A pesquisa, realizada em parceria com a Bloomberg, ouviu 2.621 eleitores entre os dias 27 e 30 de junho, pelo método do recrutamento digital aleatório (Atlas RDR). A margem de erro é de 2 pontos percentuais.