Após enfrentar protestos em Bagé e Santa Maria, o ex-presidente Lula voltou a atacar a Operação Lava Jato e a Justiça, durante sua passagem pelo Rio Grande do Sul.
Mesmo condenado a uma pena de 12 anos e um mês, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o petista afirmou que o juiz Sergio Moro, os desembargadores do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) e os procuradores do Ministério Público não têm “10% da honestidade” que ele teria.
“Se juntar todos os meus acusadores… Aqui do Rio Grande do Sul os três que me julgaram, o Moro, o Ministério Público da Lava Jato, a Polícia Federal, colocar numa prensa e espremer, o que sobrar não tem 10% da honestidade que eu tenho”, disse.
Os ataques ocorreram na noite da terça-feira (20), em discurso no bairro Nova Santa Marta, em Santa Maria. Mais cedo, militantes pró e contra Lula trocaram xingamentos e empurrões enquanto o ex-presidente se reunia com reitores e diretores de instituições federais na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria).
Lula também disparou contra produtores rurais, que fizeram um protesto contra sua caravana em Bagé. “Essa gente derrubou a Dilma e essa gente não quer que eu volte”, disse. Ele afirmou que os fazendeiros não eram “agradecidos” por políticas de incentivo dos governos petistas e “passam o tempo todo falando mal” do partido.
“Se eles (ruralistas) tratassem os empregados como tratam os cavalos, os empregados estariam muito bem de vida”, afirmou.
A viagem de Lula ao Rio Grande do Sul foi marcada pela tensão. Militantes favoráveis e contrários ao ex-presidente se enfrentaram em várias ocasiões. Os protestos fizeram Lula mudar de rota. Antes do ato público no bairro Nova Santa Marta, antigamente uma ocupação de movimentos por direito à moradia, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, declarou que o partido pedira a autoridades federais e gaúchas reforço para a segurança da caravana.
“Onestu” deve ser a quadrilha p/t- lesaram Fundo de Pensões, dificultando o cotidiano das viúvas e ÓRFÃOS.
O petê no mundo redondo ficou chato.
À PRISÃO.
FORA lula.