O ex-jogador de futebol e ídolo do Flamengo é agora cônsul honorário da Sérvia na cidade do Rio de Janeiro
O presidente Lula (PT) se reuniu com o embaixador da Sérvia, Aleksandar Ristic, e teve a grata surpresa ao encontrar o ex-jogador Dejan Petkovic, o sérvio que jogou no Vitória e foi ídolo do Flamengo. Ao lado do ex-jogador, Ristic entregou ao presidente a sua carta credencial. A entrega do documento pelo diplomata ao presidente da República serve como oficialização da atuação de um embaixador no Brasil.
O encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira (22) no Palácio do Planalto, onde Lula recebeu credenciais de vários embaixadores.
“Recebi o Embaixador da Sérvia, Aleksandar Ristić, para apresentação de suas cartas credenciais. E de surpresa ele trouxe o sérvio mais brasileiro e famoso do nosso país”, disse Lula, referindo-se a Dejan Petkovic.
O ex-jogador, e agora cônsul honorário da Sérvia na cidade do Rio de Janeiro, postou em suas redes sociais o encontro com o presidente Lula.
“Como cônsul honorário da Sérvia no Rio de Janeiro acompanhei o embaixador da Sérvia na Cerimônia de apresentação das credenciais, representando o meu país no ‘meu país’”, afirmou em tom de brincadeira sobre as duas nacionalidades, referindo ao fato de ser sérvio e morar no Brasil há muitos anos.
O ex-atleta defendeu o seu país em vários momentos e era um saudosista do período em que seu país era socialista. Ele deu entrevistas o Brasil defendendo aquele período.
Petkovic fez também duras críticas quando a OTAN bombardeou a capital da Sérvia, Belgrado, na década de 1990, numa guerra de agressão imperialista que culminou com a fragmentação do país e a prisão ilegal de seu presidente Slobodan Milošević.
Petkovic em um das entrevistas em que defendeu a Sérvia socialista
Assistam ao Pet falando na Globo como era o comunismo na Iugoslavia!!
Tiveram de cortar na hora KkKkk grande Pet!!! pic.twitter.com/mQQ7t9lAIC
— Thiago dos Reis 🇧🇷 (@ThiagoResiste) May 22, 2024
Além de Aleksandar Ristic, o presidente Lula reservou a manhã desta quarta-feira para receber as cartas credenciais de outros sete novos embaixadores: Katarína Tomková (Eslováquia), Maria Ângela Carrascalão (Timor-Leste), Benetia Chingapane (Botsuana), Zurab Mchedlishvili (Geórgia), Lawrence Manzi (Ruanda), Boniface Vignon (Benim) e Abdollah Nekounam Ghadirli (Irã).