A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) comemorou a operação de resgate dos brasileiros que estavam presos por Israel na Faixa de Gaza e disse que o governo Lula deve continuar empenhado em conseguir um cessar-fogo para interromper o massacre de palestinos.
“Depois de quase 40 dias de um massacre televisionado, pudemos enfim ver uma boa notícia ao vivo. Mas ainda falta o cessar-fogo. Paz para o povo da Palestina Livre!”, escreveu a parlamentar.
Os 32 brasileiros resgatados chegaram ao Brasil na noite de segunda-feira (13).
“As imagens são emocionantes e históricas. Um a um, os repatriados de Gaza desciam as escadas do avião e eram abraçados e beijados pelo presidente do Brasil”, descreveu Jandira.
“A corajosa Shahed al-Banna, de apenas 18 anos, que narrou o terror de viver em meio às bombas israelenses por mais de um mês, ergueu com a irmã uma grande bandeira brasileira”, continuou.
Shahed disse que em alguns momentos acreditou que não sobreviveria ao massacre promovido por Israel.
“Lula resgatou nosso símbolo maior das mãos dos fascistas e o devolveu ao povo! O empenho de todo o governo para trazer de volta, sãos e salvos, estes 32 brasileiros e familiares reavivou um senso de identidade comum, e o país inteiro se uniu na torcida por um final feliz”, completou.
Hasan Rabee, outro brasileiro resgatado, publicou uma foto ao lado do presidente Lula com a legenda: “nosso governo [é] um orgulho, obrigado presidente Lula”.
Em rápido pronunciamento feito no momento da chegada dos brasileiros, Lula disse que o estado de Israel está “cometendo vários atos de terrorismo” ao matar milhares de crianças com seus bombardeios.