O presidente Lula sancionou, na quinta-feira (20), a lei que torna nacional o feriado do Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro.
A data, que homenageia Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, e se tornou um dia de afirmação da luta contra o racismo e de celebração da cultura negra, era reconhecida como feriado em seis estados – Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, Amazonas, Mato Grosso, Amapá e Roraima. Agora, com a lei sancionada, passa a ser feriado nacional.
O Projeto, no entanto, teve origem no PL do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que foi aprovado na Comissão de Educação do Senado em 2021.
O senador Randolfe Rodrigues comemorou pelas redes sociais: “Reparação e justiça! O presidente Lula sancionou hoje o projeto de lei de nossa autoria que declara o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra feriado em todo o Brasil. Já a partir do ano que vem, o 20 de novembro será feriado nacional para reforçar em todo o país a luta contra o racismo e a necessidade de reflexão sobre a memória e resistência do povo preto!”, escreveu.
O senador Paulo Paim, que foi relator do projeto no Casa ressaltou, em novembro, que “esse dia é muito mais, muito mais, vai além de poder ser um feriado, é um momento de consciência, de debate, de diálogo sobre todas as formas de preconceito, discriminação e racismo que atinge toda a sociedade. Então, é um dia, para mim, de paz, de amor, de fraternidade, em que o país refletiria que podemos ser uma grande nação se soubermos combater todo tipo de preconceito”.