
O presidente Lula participou, na quinta-feira (15), do velório de Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, e comentou que ele era “um ser humano muito especial para quem pensa no passado, no presente e no futuro”.
“O recompensar para nós, seres humanos, é que uma pessoa como Pepe Mujica não morre. As ideias que ele plantou nesses anos [ficam vivas]”, disse.
Em suas redes sociais, Lula publicou fotos do funeral. “Comovido pelo amor do povo do Uruguai ao meu amigo Pepe Mujica, me despeço da pessoa mais extraordinária que já conheci”, escreveu.
Junto com Lula estavam a primeira-dama, Janja, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macedo, o presidente do BNDES, Aloízio Mercadante, o senador Humberto Costa (PT-PE) e os deputados Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Guilherme Boulos (PSol-SP).
“Que a coragem, a simplicidade e o amor que marcaram sua vida seguiram nos ajudando a trilhar o caminho que ele escolheu: o da luta por um mundo mais justo”, continuou Lula.
“E que o conforto chegue aos corações de sua amada, Lucía Topolansky, e de seu amigo e agora presidente do Uruguai, Yamandú Orsi”, completou.
Mujica faleceu aos 90 anos em Montevidéu, capital do Uruguai. Uma transmissão esteve nas ruas durante o cortejo fúnebre. Em dezembro de 2024, quando esteve no Uruguai, o presidente Lula condecorou Pepe Mujica com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta honraria brasileira para estrangeiros.