Lula se soma à Aeronáutica nas comemorações dos 150 anos de Santos Dumont

Presidente Lula e o Comandante da Aeronáutica Marcelo Damasceno com artistas e homenageados nos 150 anos de Santos Dumont

A solenidade comemorou a trajetória de uma das maiores mentes do mundo, o inventor do avião, o cientista brasileiro Alberto Santos Dumont

O presidente Lula participou nesta quinta-feira (20) da solenidade da Aeronáutica em homenagem aos 150 anos de Alberto Santos Dumont. “Emocionante a celebração dos 150 anos de Santos Dumont, o pai da aviação e patrono da Força Aérea Brasileira”, disse Lula em suas redes sociais.

Presidente Lula, Comandante Marcelo Damasceno e o Ministro da Defesa, José Múcio, na homenagem a Santos Dumont

A celebração ocorreu na Base Aérea de Brasília com a presença do presidente da República, do Ministro da Defesa e diversos outros ministros do governo, além de outras autoridades e representantes diplomáticos de vários países. Foram feitos desfiles, entrega de medalhas, hasteamento da bandeira e a leitura da ordem do dia.

Artistas reviveram os feitos de Santos Dumont

Houve também uma representação teatral com um locutor relatando toda a trajetória de Santos Dumont, desde o seu nascimento no interior de Minas Gerais, até os grandes feitos pela aviação mundial em Paris.

Assista aqui à solenidade

O enredo elaborado para a solenidade fez uma ligação na linha do tempo entre as invenções de Santos Dumont e o desenvolvimento posterior da aviação brasileira. O êxito atual da aviação foi apresentado como um legado do maior cientista brasileiro.

150 anos de nascimento de Santos Dumont foram escritos nos céus da capital federal
A esquadrilha da Fumaça se apresentou em homenagem a Santos Dumont

Grande destaque foi dado para a criação do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) e da Embraer, que hoje é a terceira maior empresa de aviação do mundo.

Réplica do 14 Bis
O passado e o presente juntos na solenidade
Lula entregou medalhas aos homenageados pela Aeronáutica

O presidente da República destacou a importância da data para o Brasil e lembrou que “a FAB tem um papel importante no socorro em crises humanitárias, no transporte de órgãos que salvam vidas”.

Lula também destacou o papel de Santos Dumont e assinalou as conquistas tecnológicas que poderão ser obtidas com a participação da Embraer na produção dos caças Gripen.

Santos Dumont no voo original com o14 Bis
Representação de Santos Dumont num avião criado pela Embraer

O comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno, leu a ordem do dia alusiva aos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont e resgatou a importância desta data para a Aeronáutica brasileira. O sonho de voar de Alberto surgiu aos 15 anos quando ele teve uma visão: um balão livre nos céus de São Paulo, contou o comandante.

Assista ao vídeo da Aeronáutica em homenagem a Santos Dumont

Leia mais

https://https://horadopovo.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Batmovel-1.jpg.com.br/as-reflexoes-do-gazeteiro-sobre-o-jornalismo-e-a-conquista-dos-ares/

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *