
Na inauguração da Usina Termelétrica GNA II, a gás, em Porto Guaçu, no Estado do Rio de Janeiro, o presidente anunciou uma comissão para levantar as riquezas do país. “Porque aquilo [o minério] é nosso. É do povo brasileiro”
O presidente Lula inaugurou, na segunda-feira (28), a Usina Termelétrica GNA II, em Porto Guaçu, no Estado do Rio de Janeiro, e destacou que o Brasil vai investir em pesquisas das riquezas naturais no território e na transição energética, garantindo soberania energética para o país.
“Se tratando de transição energética, o Brasil pode ser um país imbatível. O Brasil era importador de gasolina, estão lembrados? Hoje nós exportamos”, citou o presidente em discurso.
“Não vamos abrir mão do petróleo por causa da energia limpa. Eu acho que, no futuro, não vamos precisar de combustível fóssil. Mas enquanto a gente precisar, vamos ter que utilizar o dinheiro do combustível fóssil para financiar a energia limpa”, continuou.
SOBERANIA NACIONAL
O presidente Lula também comentou, durante o discurso na inauguração, sobre a tentativa de interferência dos Estados Unidos sobre o Brasil e disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro e seu filho, Eduardo Bolsonaro, traem o país ao apoiar Donald Trump.
Eduardo Bolsonaro, “de forma sem vergonha, deixou a Câmara dos Deputados e foi para os EUA pedir para o Trump fazer uma taxação contra o Brasil para não deixar o pai dele ir preso. A gente já tinha o tal do Silvério dos Reis que traiu o Tiradentes. Agora temos um cara que está traindo o povo brasileiro”.
“E isso e o ‘filho do coisa’ e o ‘coisa’ que estão fazendo, os caras que faziam campanha embrulhados na bandeira nacional… ‘Brasil acima de tudo’, menos dos EUA. É uma falta de vergonha, de caráter e de patriotismo”, criticou.
Lula lembrou que Jair Bolsonaro “não vai ser julgado pelo governo, vai ser julgado pela Justiça”. Jair é réu por tentativa de golpe de Estado.
Trump anunciou taxas de 50% sobre todos os produtos do Brasil. “É muito triste que tenha acontecido isso. A relação do Brasil com os EUA é séria e acertada”.
“Eu espero que o presidente dos EUA reflita [sobre] a importância do Brasil e resolva fazer aquilo que no mundo civilizado a gente faz: se tem divergência, senta numa mesa e tenta resolver. E não de forma individual tomar a decisão de que vai taxar o Brasil em 50%”, falou.
“O Brasil quer negociar com o Trump. O Brasil não tem contencioso com ninguém. A gente não quer briga, a gente quer negociar, fazer comércio”, completou Lula.
RIQUEZAS
Lula adiantou que o governo está trabalhando para a criação de uma comissão “ultraespecial” para realizar o levantamento de “todo tipo de riqueza que o Brasil tem no seu solo e subsolo. Até agora, me parece que nós só conhecemos o equivalente a 30%. Temos 70% que não foram pesquisados. Temos que dar autorização para as empresas pesquisarem sob nosso controle”.
“Porque aquilo [o minério] é nosso. Aquilo é de uma pessoa chamada ‘povo brasileiro’. E o povo brasileiro tem que ter direito de usufruir dessa riqueza que essas coisas podem produzir. É simples assim”, declarou.
A Usina Termelétrica GNA II fica em São João da Barra, no Rio de Janeiro, e a maior parte de sua construção foi financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES).
A capacidade instalada é de 1,7 gigawatts (GW) e, junto da Usina GNA I, em operação desde 2021, o complexo tem capacidade para 3 GW.
O ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, afirmou que a inauguração da GNA II dá “mais musculatura ao sistema integrado nacional”.
“Sozinha ela atende a demanda dos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. 10% de toda a energia termoelétrica a gás do país. Energia capaz de abastecer 14 milhões de unidades e de famílias”, explicou.
Silveira contou que a Usina traz segurança energética para o Brasil tanto em “demanda base como despacho de ponta, momentos críticos do sistema”.
O gás “é uma alternativa de baixa emissão de carbono para geração térmica e para continuar fazendo do Brasil o líder da transição energética global com 90% da sua matriz elétrica limpa e renovável”.