Nos votos totais, Lula tem 50% de intenção de votos Jair Bolsonaro (PL) tem 43%
Pesquisa do Ipec divulgada nesta segunda-feira (17), encomendada pela Globo, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 50% de intenção de votos no segundo turno, enquanto Jair Bolsonaro (PL) tem 43%.
Se a eleição fosse hoje, Lula teria 54% dos votos válidos e Bolsonaro, 46%.
Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
Já na pesquisa espontânea, Lula aparece com 48%, e Bolsonaro, com 42%. Brancos e nulos somaram 6% – e 4% dos entrevistados disseram que não sabem ou preferem não opinar.
O IPEC aponta que 93% dos eleitores brasileiros dizem estar totalmente decididos em quem irão votar para presidente no segundo turno. Os que dizem que ainda podem mudar de opinião são 7%. Entre os eleitores do ex-presidente Lula, a taxa dos que dizem que o voto está decidido é de 93%, um ponto a mais que o aferido entre apoiadores de Bolsonaro. O percentual de eleitores que ainda pode mudar de voto é de 7% entre os eleitores dos dois candidatos.
Segundo o levantamento, 46% dos eleitores brasileiros não votariam no atual presidente, de jeito nenhum. O ex-presidente Lula tem 41% de rejeição. Em relação à pesquisa anterior, divulgada em 10 de outubro, a rejeição de Bolsonaro oscilou dois pontos para baixo, e a de Lula um ponto para cima, ambas dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa foi feita entre sábado (15) e nesta segunda, e os resultados se referem à intenção de voto no momento das entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. De acordo com o instituto, o cenário de segundo turno continua estável.