
O presidente Lula viajará à Rússia no dia 9 de maio para participar da celebração do Dia da Vitória contra a Alemanha nazista e se reunir com o presidente Vladimir Putin. A informação é de Daniela Lima, do g1.
O convite foi feito por Putin em um telefonema com Lula em janeiro, durante o qual o presidente brasileiro adiantou que tinha intenção de ir. Segundo a colunista do g1, uma conversa entre Lula e Putin já está marcada.
Antes da viagem, Lula vai conversar com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, por telefone. “Eu espero que agora ele [Zelensky] esteja preocupado com a paz, porque até então ele não estava. Até então ele achava que o Putin tinha que aceitar o acordo do jeito que ele queria. Não é assim”, comentou Lula.
“Em um conflito como esse, se os dois estiverem dispostos a negociar, vai ser muito melhor para a Ucrânia, para a Rússia, para a Europa e muito melhor para o mundo”, continuou.
Na última vez em que se falaram, Putin enalteceu o papel do Brasil e outros países, em especial a China, “para a busca de uma solução para o conflito na Ucrânia”.
O papel de mediador do Brasil neste conflito é fortalecido pela forma como o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem tratado o assunto.
Mas, ao mesmo tempo em que bateu boca com Zelensky dentro da Casa Branca, Trump já ameaçou sancionar ainda mais a Rússia.