Em SP, Lula tem 43% e Bolsonaro 30%). No Rio, Lula vence com 41% e Bolsonaro tem 34%). Em Minas, Lula aparece com 48% e Bolsonaro com 28% das intenções de voto. Bolsonaro é o campeão de rejeição nos três estados
Pesquisa Datafolha, divulgada na sexta-feira (1) com eleitores de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, os três maiores colégios eleitorais do país, mostra uma liderança folgada de Lula (PT) sobre o segundo lugar, ocupado por Jair Bolsonaro (PL), que enfrenta dificuldades por conta do desastre econômico e escândalos de corrupção.
Em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, com 33 milhões de eleitores, Lula aparece com 43% das intenções de voto, Bolsonaro tem 30%. Ciro Gomes (PDT) vem em terceiro com 8%. Simone Tebet (MDB), com 3%, André Janones (Avante), com 2%, e Vera Lúcia (PSTU), Pablo Marçal (Pros) e Felipe D’ávila (Novo) com 1% cada. Os demais nomes testados não pontuaram.
Em Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do país, com 15,9 milhões de eleitores, o ex-presidente Lula (PT) lidera a disputa com 48%, contra 28% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ciro Gomes (PDT) aparece com 8 %, André Janones (Avante): 3%, Simone Tebet (MDB): 2%, Vera Lucia (PSTU): 1%, Luciano Bivar (União Brasil): 1% e os demais não pontuaram.
No Rio de Janeiro, estado com 12,4 milhões de eleitores, Lula aparece, segundo o Datafolha, em primeiro com 41% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro com 34%. O pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, aparece em terceiro, com 8%, seguido de Simone Tebet (MDB), com 2%.Vera Lúcia (PSTU), André Janones (Avante), Sofia Manzano (PCB) e Felipe d’Avila (Novo) foram citados por 1%.
No Rio, Freixo (PSB) e Castro (PL) estão em empate técnico. Castro tem 21% e Freixo, 22%. levantamento anterior mostrava o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) e Cláudio Castro (PL) com, respectivamente, 22% e 18%. Em São Paulo, Fernando Haddad (PT) aparece em primeiro com 28%, Márcio França (PSB) vem em segundo, com 16% e Tarcísio (PL) e Garcia (PSDB) estão empatados tecnicamente, com 12% e 10% respectivamente.
E Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) aparece em primeiro, com 48%, seguido por Alexandre Kalil (PSD), com 21%.
Bolsonaro é o campeão de rejeição no RJ, com 52% dos eleitores se recusando a votar nele. Já Lula tem uma rejeição de 42%, Ciro Gomes, de 28%. Em São Paulo, 56% não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum, ante 43% em Lula. Não votariam em Bolsonaro 55% dos mineiros. Já a rejeição de Lula é de 36% no estado. Ciro marca 28% e 24% respectivamente.