Lula visita a Argentina e discursa na Plaza de Mayo

O ex-presidente durante discurso em Buenos Aires. Foto: Ricardo Stuckert - Divulgação

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a América Latina mudará se ele e outros nomes progressistas vencerem as próximas eleições na região.

“Se eu ganhar no Brasil, [Gabriel] Boric ganhar no Chile e com o companheiro [Alberto] Fernández aqui na Argentina, as coisas serão melhores na região”, disse a militantes em evento na Confederação Geral do Trabalho, neste sábado (11), em Buenos Aires, Argentina, onde está em visita desde a sexta-feira (10).

“Eu não precisaria ser candidato a presidente, eu já tive a sorte de ser presidente e deixar o maior legado de inclusão social da história do Brasil. Foi uma experiência de sucesso. O que está ocorrendo é que a extrema-direita está crescendo no mundo inteiro. Precisamos nos preparar para nos defendermos do fascismo”, disse Lula.

O ex-presidente criticou a imprensa e o Ministério Público do Brasil. “Tentaram destruir a democracia no Brasil” e causaram “a destruição de milhares de postos de trabalho”. “Nós tínhamos acabado com a fome do Brasil, e hoje há brasileiros passando fome”.

Segundo Lula, o acordo entre Mercosul e União Europeia não deve fazer com que a região seja só uma exportadora de commodities, e sim “respeitar nossa aspiração de nos industrializar”.

Ele agradeceu o “apoio dos argentinos” durante o período em que esteve preso.

Na sexta-feira, Lula participou do Festival Democracia para Sempre, onde milhares de argentinos reuniram-se na Plaza de Mayo, em Buenos Aires.

Ele foi homenageado em cerimônia na Casa Rosada e, em seguida, discursou no evento, que marca os 38 anos de democracia no país.

Sob aplausos e gritos de entusiastas, Lula foi recebido no evento ao lado do presidente da Argentina, Alberto Fernández, o ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica e a vice-presidente argentina, Cristina Kirchner.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *