“E tem gente que se diz democrata querendo impor políticas assim no Brasil”, acrescentou a deputada
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou, nesta segunda-feira (1), em suas redes sociais, que o presidente da França, Emmanuel Macron, é o responsável pela vitória da direita no primeiro turno das eleições legislativas deste domingo (30). Ele dissolveu o parlamento há três semanas após ver sua coalizão ser derrotada no Parlamento Europeu.
“Macron e seu centro liberal pagam nas urnas o preço da reforma da Previdência que impuseram na marra e outras medidas de arrocho fiscal. E tem gente que se diz democrata querendo impor políticas assim no Brasil”, disse a deputada. O presidente francês vem aplicando a política imposta pelo FMI de arrocho sobre a população e os trabalhadores franceses e tem defendido as sanções contra a Rússia.
Essas sanções à Rússia – fornecedora de petróleo e gás para a Europa -, que encareceram a energia em todo o continente, e na França em particular, assim como as demais políticas impostas pelo FMI contra o povo – e implementadas por Macron – têm piorado profundamente a vida dos trabalhadores e do conjunto da população francesa.
Somado a isso, o desgastado presidente francês ainda tem defendido enfaticamente a ideia de enviar os jovens francesas para morrerem ao lado doa neonazistas de Kiev na guerra da Ucrânia.
A população demonstrou, tanto agora, nesta eleição parlamentar, quanto na eleição para o Parlamento Europeu, onde Macron também foi derrotado, que não está nada satisfeita com o seu governo e suas ideias.