O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), fez uma ironia com o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, que se refugiou nos Estados Unidos depois de desmontar as políticas educacionais do país e achacar ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e deve assumir a diretoria-executiva do Banco Mundial.
“Será que o compliance do Banco Mundial já viu esse tuíte?”, indagou Maia no Twitter, referindo-se à postagem do ex-ministro nas redes sociais de uma fotografia em que, em um quadro e em um boneco, o Homem de Ferro, super-herói da Marvel Comics, aparece com seu rosto.
A embalagem do bonequinho e o quadro contam com o título “Ministro de Ferro”. “Estão analisando a viabilidade do brinquedo. Evita que seu filho vire comunistinha de cabelo roxo e piercing no mamilo”, escreveu Weintraub.
O ex-ministro da Educação é investigado no âmbito de inquérito que apura ataques ao STF. Na célebre reunião ministerial do dia 22 de abril, ele chamou os ministros da Corte de “vagabundos” e fez pregação em prol da prisão deles.
Weintraub também causou uma crise internacional para o Brasil, quando relacionou a Covid-19 com a China e ironizou o sotaque de alguns chineses ao falarem português.
Sua indicação por Jair Bolsonaro para a diretoria do Banco Mundial causou reações indignadas.
A Associação de Funcionários do Banco Mundial encaminhou uma carta ao banco, rejeitando o nome dele para o cargo e solicitando a intervenção do conselho de ética da instituição no processo de nomeação do ex-ministro.