O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que deve acelerar a tramitação do projeto de lei das Fake News, após testemunhar os ataques sofridos pelo youtuber Felipe Neto.
O anúncio foi feito na tarde deste sábado (1), em seu perfil no Twitter, junto a um convite para que Felipe Neto participe da construção do texto, que é alvo de ataque dos bolsonaristas.
O PL das Fake News é relatado na Câmara pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).
“Felipe Neto, a covardia é a virtude dos fracos. Esses ataques só reforçam o caráter daqueles que são incapazes de vencer um debate com argumentos e com respeito. Por tudo que você tem sofrido nesses dias, nós vamos acelerar o projeto de combate às fake news”, disse Rodrigo Maia.
Também no Twitter, o influenciador digital disse ao presidente da Câmara que aceita o convite e agradeceu pelo apoio. “Convite aceito, Rodrigo. Vamos conversar! Muito obrigado pelo apoio”.
Felipe Neto relatou que tem conversado com deputados e senadores sobre o projeto, que, na avaliação do youtuber, “não está bom”.
“Mantenho-me firme na posição de que o projeto não está bom e devemos pisar no freio para estabelecer diálogos e estudos sobre o tema”, afirmou no Twitter.
Na quinta-feira (30), ele elogiou o trabalho do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) na coordenação do ciclo de debates sobre o projeto de lei que trata na Câmara dos Deputados do combate à disseminação de notícias falsas. Segundo Felipe Neto, o parlamentar está dialogando com todos os setores para elaborar uma lei necessária ao país.
“A lei tem que existir, mas ela precisa primeiro dialogar, conversar, entender. Orlando Silva tá fazendo isso muito bem. Ele está tentando ao máximo fazer isso. Eu tiro o chapéu para o trabalho que o Orlando tá fazendo”, disse o youtuber durante conferência realizada nesta quinta-feira (30) pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Pelo Twitter, o deputado Orlando Silva agradeceu os elogios de Felipe Neto. “É bom ter o trabalho reconhecido por alguém que conhece as redes sociais como poucos no Brasil, como Felipe Neto. É preciso diálogo aberto e democrático com a sociedade para lidar com as fake news. Vamos trabalhar mais para ter a lei brasileira adequada aos desafios atuais”, escreveu o parlamentar.
Ataques
Felipe Neto é Um dos principais influenciadores digitais do país, possuindo mais de 60 milhões de seguidores nas redes sociais.
Nos últimos anos, passou a atuar politicamente nas redes sociais. O influenciador era crítico ao governo da ex-presidente Dilma Rousseff. Depois que começou a fazer críticas públicas ao presidente Jair Bolsonaro, passou a ser vítima de acusações falsas e ameaças nas redes sociais.
Disparada pelos robôs bolsonaristas, a hashtag #todoscontrafelipeneto chegou a ser um dos tópicos mais comentados no Twitter no país nós últimos dias.
Em apenas 48 horas, mais de 3,5 milhões de interações com a página do influenciador foram registrados no Facebook, inclusive de famosas contas de bolsonaristas. Neto viu o nome ser associado à pedofilia dentro e fora das redes sociais. Além disso, recebeu fortes ameaças, anônimas e abertas – uma delas de um dos integrantes do grupo que jogou fogos de artifício no prédio do STF.