Após Bolsonaro criticar o projeto aprovado no Congresso Nacional que organiza as nomeações para agências reguladoras, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou que Bolsonaro “não entendeu o projeto de lei”.
A Câmara e o Senado aprovaram um projeto de lei que estabelece novas regras para as nomeações das agências reguladoras, mas que ainda precisa da sanção do presidente. “Querem me deixar como rainha da Inglaterra?”, perguntou Bolsonaro, questionando a atuação do Congresso.
“Não vou comentar, pois acho que ele não entendeu o projeto de lei”, rebateu Maia. Segundo ele, o projeto “não tira nenhum poder do presidente e não delega nada novo ao Parlamento. O presidente não perde prerrogativa alguma”.
O senador e líder da Minoria, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), sugeriu que Jair Bolsonaro troque sua assessoria. “O presidente deveria trocar a assessoria jurídica ou ler o projeto aprovado antes de disparar sua metralhadora de impropérios. Não entendeu nada”, disse o senador.
O texto aprovado no Congresso, que agora precisa da sanção de Bolsonaro, proíbe a indicação de políticos e parentes para as agências e a perda de mandato para diretores que violarem a lei. Os indicados deverão comprovar experiência na área que atuará.
Relacionadas: