
O índice dos que pensam que a responsabilidade é de Lula é 32%, enquanto 23% não sabem
A maioria dos brasileiros, 46%, avaliam que Jair Bolsonaro e seus familiares são os responsáveis pelo “tarifaço” do governo dos Estados Unidos contra o Brasil, revela pesquisa PoderData.
O índice dos que pensam que a responsabilidade é de Lula é 32%, enquanto 23% não sabem.
A pesquisa demonstra o fracasso da tentativa dos bolsonaristas de jogar a culpa no colo do governo Lula e do corpo diplomático brasileiro.
Isso se confirma inclusive entre os eleitores de Bolsonaro, mais de um terço avalia que é do ex-presidente a responsabilidade sobre as taxas que vão prejudicar a economia brasileira. 40% dos bolsonaristas acham que é de Lula, e 26% não sabem.
Já entre os eleitores de Lula, a imagem é muito mais favorável ao atual presidente. 55% responsabilizam Jair Bolsonaro, 26% responsabilizam Lula e 19% não sabem.
O cenário também é negativo para Bolsonaro entre os brasileiros que votaram em branco ou nulo.
Neste grupo, que foi decisivo e alvo das duas campanhas nas eleições de 2022, 47% responsabilizam Jair Bolsonaro, enquanto 29% responsabilizam Lula e 25% não sabem.
O filho de Jair, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), deixou sua cadeira na Câmara dos Deputados para atuar nos Estados Unidos contra o Brasil. Seu objetivo é estrangular o Brasil para tentar livrar seu pai do processo sobre a tentativa de golpe de Estado.
Nas redes, porém, a estratégia bolsonarista foi de tentar culpar o governo Lula pelas taxas anunciadas por Trump. Nikolas Ferreira (PL-MG), um dos mais vocais bolsonaristas, publicou vídeos dizendo que “a culpa não é do Bolsonaro, é de quem está perseguindo o Bolsonaro”.
A pesquisa foi feita entre os dias 26 e 28 de julho, ouvindo 2.500 eleitores de todos os Estados do Brasil. Apenas foram questionados acerca da responsabilidade pelas taxas os entrevistados que já sabiam sobre elas.
74% dos brasileiros sabem ou “sabem de ouvir falar” sobre as taxas, ao passo que somente 18% não ouviram falar sobre o tema.