
Cineastas e atores denunciam em carta aberta o descaso e desumanização dos palestinos pela mídia predominante
Mais de 400 artistas e personalidades que trabalham na indústria cinematográfica assinaram uma carta aberta pedindo pelo fim do genocídio em Gaza, deixando claro que a comunidade cinematográfica mundial se manifesta contra as atrocidades cometidas por Israel.
A carta foi divulgada pouco antes do início do ‘Festival de Cinema de Cannes’ que começou nesta terça-feira. Eles condenam a desumanização de palestinos pela mídia.
Eles estão denunciando o silêncio da indústria internacional de cinema diante do sofrimento do povo palestino em Gaza. Artistas vencedores de prêmios como o Oscar e Palma de Ouro estão se posicionando contra as atrocidades cometidas pelo estado de apartheid de Israel.
Diretores aclamados como Fernando Meirelles, David Cronenberg e Pedro Almodovar. Atores famosos como Javier Bardem, Mark Ruffalo, Susan Sarandon, Viggo Mortensen, Richard Gere e Cynthia Nixon deram seus apoio à carta aberta.
“A demanda dos signatários é clara, eles estão pedindo a seus pares e ao mundo que se levantem e se recusem a aceitar a morte, a destruição e a devastação que estão se desenrolando diante de nossos olhos em Gaza e a rejeitar a propaganda que permite a desumanização dos palestinos e de tantos outros,” comunicaram os signatários da carta no dia de sua divulgação.
Outra denúncia dos signatários da carta, foi o assassinato da jornalista Fatma Hassona pelas forças israelenses. Fatma foi assassinada por Israel logo após seu documentário biográfico “Coloque sua alma em sua mão e caminhe” (Put Your Soul on Your Hand and Walk) ser aceito para exibição no festival.