Manifestantes exigem em Nova Iorque: “fora Donald Trump”

"Parem o fascismo", entoam novaiorquinos contra o governo. (foto publicada em redes sociais)

Milhares de pessoas marcharam pela Quinta Avenida em Nova York, no domingo, em protesto contra o governo Trump, o Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos EUA (ICE), a deportação em massa de imigrantes e as recentes ações de invasão militar na Venezuela.

Em frente a Casa Branca, a multidão parou para exclamar: “Trump tem que sair”, e uma faixa dizia: “Deportem Kristi Noem (Secretária de Segurança Interna) de volta para o inferno”.

Políticos locais se juntaram à mobilização para mostrar apoio. “É uma vergonha que, em 2026, ainda estejamos lutando contra um governo fascista”, declarou Alexa Avilés, vereadora de Brooklyn, em entrevista ao The New York Times.

Durante o protesto, manifestantes bloquearam o trânsito enquanto muitos entoavam: “Fora Donald Trump”. Nas redes sociais, circulam imagens que mostram multidões tomando conta das ruas da cidade.

O estopim dos protestos foi o repúdio ao Serviço de Imigração e Controle de Alfândega (ICE, na sigla em inglês), depois que um agente dessa polícia fascista de Trump matou a tiros Renee Nicole Good, de 37 anos, mãe de três filhos. O assassinato a sangue frio aconteceu na quarta-feira (7) durante uma batida contra imigrantes em Minneapolis.

No sábado, ocorreram protestos massivos em Los Angeles, Filadélfia e Nova York, bem como em frente à Casa Branca, em Washington, entre outras cidades, sob o lema “ICE Fora para Sempre”.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *