“Sempre que a democracia, as instituições, a liberdade e os direitos individuais forem ameaçados, o PSDB estará firme em sua defesa”
O PSDB realizou o Congresso Nacional da legenda no sábado (07), na capital federal, e procurou, com a divulgação do manifesto, “Acima de tudo a Democracia”, demarcar terreno e se afastar politicamente do bolsonarismo. “Valorizamos e prezamos as instituições, o Estado democrático de direito, as liberdades, a tolerância, a diversidade de pensamentos, de opiniões e de escolhas”, diz o manifesto, divulgado ao final do evento.
“O PSDB sempre manifestou, e o reitera e enfatiza neste momento: jamais admitiremos qualquer tentativa de retorno aos tempos sombrios do autoritarismo. Repudiamos o sectarismo, o obscurantismo e a incitação à violência”, enfatiza outro trecho do documento tucano, numa referência às ameaças feitas pelo filho do presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.
O documento reafirma que “o maior compromisso do PSDB é com a democracia”. “Sempre que o governo, qualquer governo, investe contra as instituições, age com desrespeito e intolerância, ameaça a nossa democracia, as liberdades, adota iniciativas e atitudes autoritárias e anticivilizatórias, o PSDB esteve, está e estará do lado diametralmente oposto”, enfatizam os dirigentes do PSDB.
Os tucanos criticaram o bolsonarismo, mas seguiram alimentando, nas teses econômicas discutidas no Congresso, expectativas positivas na continuação da atual política econômica conduzida pelo governo.
“(…) Dizemos ‘sim’ à modernização da economia ora em curso, a fim de promovermos o quanto antes o desenvolvimento econômico e social, a geração de empregos e a redução da desigualdade social – em suma, a melhoria de vida das pessoas”, diz um outro trecho do manifesto.
Na conclusão do documento, os tucanos voltam a dar ênfase à luta pela democracia e garantem que o partido estará na linha de frente em sua defesa. “E sempre que a democracia, as instituições, a liberdade e os direitos individuais forem ameaçados, o PSDB estará firme em sua defesa”, frisa o manifesto.
“Dizemos “não” a despropósitos que envenenam o país e acentuam conflitos que alimentam uma insana, indesejável e condenável guerra entre brasileiros, gerando instabilidade em todos os aspectos da vida nacional”, conclui a mensagem do PSDB aos brasileiros.