Os partidos da base do governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), formalizaram, em carta, o apoio ao vice-governador, Carlos Brandão (PSDB), como pré-candidato para a disputa pelo governo do Estado.
O grupo também se comprometeu a apoiar Dino em sua candidatura ao Senado Federal.
As lideranças partidárias fizeram uma reunião na segunda-feira (31) para discutir a sucessão de Dino.
Em carta, garantiram o apoio a Brandão e a “continuidade dos diálogos visando a maior unidade possível na política maranhense”.
O documento foi assinado por lideranças do PSB, PCdoB, PT, PSDB e PROS. O Cidadania também já declarou apoio.
Os partidos discutiram a sucessão com base na “agregação política e eleitoral em torno dos pré-candidatos, além de compromisso com políticas sociais e o desenvolvimento do Maranhão”.
Flávio Dino anunciou sua preferência por Carlos Brandão em novembro de 2020, durante uma reunião com as lideranças partidárias. O grupo também discutiu os nomes de Weverton Rocha (PDT), Felipe Camarão (PT) e Simplício Araújo (Solidaridedade).
“Após intensos diálogos, ao longo dos últimos meses, foi constatado que o pré- candidato Carlos Brandão conta com o apoio da maioria dos deputados, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, grupos políticos municipais e partidos políticos”, afirma a carta assinada pelos dirigentes partidários.
“Do mesmo modo, Brandão manifestou claras posições a favor de programas essenciais, a exemplo do Escola Digna, dos restaurantes populares e de investimentos em policlínicas e hospitais regionais”.
O PT anunciou que buscará indicar o candidato a vice-governador na chapa de Brandão.
Em entrevista ao Imirante, Carlos Brandão afirmou que “nós vamos ampliar o nosso diálogo, como a gente sempre fez” para “dar continuidade ao governo do Flávio Dino”. Brandão confirmou que sairá do PSDB para ir para o PSB.
“Pretendo manter esse grupo político” que hoje apoia Flávio Dino “em nosso governo”, disse o vice-governador. Ele falou que estará “aberto ao diálogo” com os grupos que decidiram não apoiar sua pré-candidatura.
Também na segunda-feira, o senador Weverton Rocha informou a Flávio Dino que o PDT não apoiará Carlos Brandão e que sua pré-candidatura está mantida. Por outro lado, o partido poderá apoiar Dino para senador.