Maranhão recebe mais um lote e ultrapassa 4 milhões de doses de vacinas

O Estado recebeu novas doses da Pfizer na quinta-feira. Foto: Marcio Sampaio - Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão recebeu quinta-feira (1º) mais um lote de vacinas para dar continuidade à campanha de imunização contra a Covid-19. 

Com esta remessa, o Estado ultrapassa a marca de 4 milhões de doses recebidas desde o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a doença causada pelo novo coronavírus.

São mais 26.910 vacinas da Pfizer, que por orientação do Ministério da Saúde serão destinadas à aplicação da primeira dose na população carcerária do Estado, além de pessoas de 59 a 55 anos.

“Os municípios seguem a orientação de acordo com a realidade local, podendo dar continuidade à vacinação por idade, conforme a cobertura dos públicos-alvos”, explicou Halice Figueiredo, chefe do Departamento de Controle das Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Saúde. 

Na noite da quarta (30), o Maranhão já havia recebido outro lote com 46.750 doses da vacina AstraZeneca. Esse lote é destinado à aplicação da primeira dose no público de trabalhadores industriais e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso.

Com a nova remessa, o Maranhão totaliza 4.001.110 doses recebidas, sendo 1.304.540 doses da CoronaVac, 2.319.850 doses da AstraZeneca, 334.620 doses da Pfizer e 42.100 doses da Janssen.

Halice Figueiredo destacou, entretanto, que a quantidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde foi reduzida, o que terá reflexo na quantidade de imunizantes enviados aos municípios.

“Dessa forma, não podemos distribuir a mesma quantidade que distribuímos quando recebemos, por exemplo, 160 mil doses de imunizantes. Outra particularidade é o público-alvo, que é estipulado pelo Ministério da Saúde. Assim, os municípios recebem as doses de acordo com a quantidade daquele público-alvo, impossibilitando assim a distribuição em partes iguais”, comentou.

A distribuição das doses conta com o apoio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), através do Comando Tático Aéreo (CTA), que faz o transporte das vacinas com o uso de helicópteros e avião, e da Polícia Militar, responsável pela segurança no deslocamento.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *