O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL) informou, nesta sexta-feira (15), ao comando do PSOL que desistiu de concorrer à Prefeitura do Rio de Janeiro, nas eleições deste ano.
Segundo apurou o jornal O Globo, Freixo alega dificuldade de consolidação de uma frente ampla de esquerda, além de resistência enfrentada dentro do próprio PSOL, já que o deputado queria a também deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) como vice. Foi justamente a ideia de coligação com o PT que começou a gerar desgastes com o partido.
Além disso, outros partidos de esquerda, como PSB, PCdoB e PDT, não chegaram a fechar acordo por uma candidatura única tendo Freixo como a cabeça da chapa.
Anteriormente, Freixo já havia dito que não se candidataria, caso não houvesse consenso no PSOL em relação à necessidade de uma candidatura única que juntasse em torno dela todos os partidos de esquerda.
O deputado que faz oposição ao governo Bolsonaro, teria questionado se ele seria mais útil na Câmara ou na Prefeitura do Rio neste momento.
Marcelo Freixo foi candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro em 2012 e 2016. Na primeira ocasião, foi derrotado por Eduardo Paes (hoje no DEM, na época no MDB). Nas últimas eleições, perdeu no segundo turno para o atual prefeito da cidade, Marcelo Crivella (Republicanos).