“Ela não apenas está sendo pesquisada, mas explorada no Suriname ou Guiana”, disse Helder Barbalho (MDB)
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), defendeu a exploração de petróleo na Margem Equatorial e disse que a Petrobrás “tem papel decisivo” no desenvolvimento social do país. Barbalho participou, na segunda-feira (13), do programa Roda Viva, da TV Cultura.
Helder Barbalho destacou que o local referente ao pedido de pesquisa e exploração feito pela Petrobrás “fica a 540 km da Foz do Amazonas”. “Isso quer dizer que a Foz do Amazonas está aqui na cidade de São Paulo e a área de pesquisa está na cidade de Belo Horizonte. Há uma distância importante em mar aberto”, comparou.
A Margem Equatorial “não apenas está sendo pesquisada, mas explorada no Suriname ou Guiana”, continuou.
O governador do Pará defendeu que a Petrobrás deve poder pesquisar a região se for “capaz de pesquisar cumprindo as normativas e condicionantes estabelecidos pelo Ibama [Instituto Brasileiro de Meio Ambiente]”.
O presidente Lula declarou que, caso seja encontrado petróleo na Margem Equatorial, será uma “decisão de Estado” explorá-lo.
O Ibama concedeu, em setembro, as primeiras autorizações para exploração da Margem Equatorial, na costa do Rio Grande do Norte.
Para Helder Barbalho, “a Petrobras tem papel decisivo para o Brasil de financiar a transição energética do nosso país, garantindo segurança energética, garantindo oferta energética, mas cada vez mais proporcionando que o combustível fóssil fique no passado e nós possamos implementar novas fontes energéticas”.