Nesta sexta-feira (24), a jovem Maria Clara Pacheco, de 22 anos, conquistou a medalha de ouro no Mundial de Taekwondo, nesta sexta-feira (24), em Wuxi, na China, e colocou o Brasil no pódio 20 anos após o título inédito de Natália Falavigna.
Para se tornar campeã mundial, Maria Clara superou a sul-coreana Kim Yu-jin, que foi campeã olímpica em Paris, na categoria de até 57kg. Com 2 a 0 no placar, a brasileira levou a melhor na competição.
“É uma emoção que eu não consigo explicar, é a primeira vez ganhando um título tão importante, que era o meu objetivo do ano. Estou muito feliz e queria agradecer a todos que estavam na torcida”, comemorou Maria Clara Pacheco.
Número 1 no ranking mundial, Pacheco era considerada destaque no torneio desde o início. O favoritismo foi confirmado ao longo da competição, com vitórias nas cinco lutas que disputou e apenas um round perdido.
Antes de levar a medalha de ouro, Maria Clara chegou ao pódio do Mundial em 2023. A jovem atleta fazia sua estreia na competição e, naquela edição, levou o bronze.
A última vez que o Brasil conquistou o título mundial foi com Natália Falavigna, há 20 anos. Ela também foi a primeira medalhista olímpica do Brasil no taekwondo, com um bronze conquistado nos Jogos de Pequim, na China, em 2008, na categoria +67kg.
“Eu tive o privilégio de 20 anos atrás ganhar uma medalha de ouro para o Brasil e me sinto mais uma vez privilegiada por poder ver o Brasil fazendo história de novo. Maria agora foi campeã mundial Então, é muito legal ver outra brasileira chegar no lugar mais alto do pódio e ver o quanto a nossa modalidade evoluiu. Ela merece, estou muito orgulhosa e que venham as próximas medalhas de ouro”, disse Natália.











