O estado de Minas Gerias sofrerá o maior aumento nas contas de luz desde 2008, após a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovar a proposta para um aumento médio de 25,87% nas tarifas da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
A proposta é referente ao quarto ciclo de revisão tarifária da Cemig, processo realizado a cada quatro anos que teria o objetivo de “manter o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão”. A concessionária atende a 8,3 milhões de unidades consumidoras localizadas em 774 municípios de Minas Gerais.
Para os consumidores atendidos em alta tensão, o aumento será de 34,41%, já para os consumidores do segmento de baixa tensão, será de 22,73%.
O diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, admitiu que o índice proposto é elevado, mas não achou que um aumento deste porte pode ser prejudicial aos consumidores. “Isso reforça a nossa encomenda para melhorar o processo tarifário para evitar, na medida do possível, essa volatilidade no comportamento da tarifa”, afirmou.
Os valores estão dispostos a consulta pública até o dia 21 de abril. De acordo com a Aneel, haverá uma sessão presencial para discutir o tema em Belo Horizonte no dia 28 de março. Os índices finais serão aplicados em 28 de maio.