A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foram aos Estados Unidos, mas não participaram da cerimônia oficial de posse de Donald Trump no Capitólio. Ao invés disso, Michelle publicou fotos passeando pela capital Washington.
Eles saíram do Brasil com a promessa de representar Jair Bolsonaro, que foi impedido de viajar por conta do risco de fugir das investigações e porque não apresentou convite oficial.
Na noite de domingo (19), eles participaram de um jantar de gala. Já na segunda (20), dia oficial da posse, ficaram andando pelas ruas de Washington e fazendo filmagens na nevasca.
Nenhum dos dois mostrou de que forma assistiram à posse de Donald Trump, se é que eles acompanharam o evento. Uma fonte ligada a Eduardo informou que eles planejavam ir ao Heritage Foundation, uma organização de extrema-direita, para assistir através de um telão.
A deputada Bia Kicis (PL-DF), que também foi aos Estados Unidos, publicou uma foto acompanhando o discurso de Donald Trump pela televisão. Depois, fez uma postagem em um restaurante.
Marcel van Hattem (Novo-RS) também mostrou que acompanhou o evento pela TV.
A excursão bolsonarista contou com cerca de 20 deputados e lideranças. Alguns dos que não foram ao jantar de gala, na noite de domingo, foram a um comício.
O blogueiro Allan dos Santos, que está foragido nos Estados Unidos, apareceu em filmagens e fotos publicadas pelos colegas, como em um vídeo de Eduardo Bolsonaro e uma foto do Cabo Gilberto (PL-PB).
Allan dos Santos era dono e fundador do site Terça Livre, no qual publicava fake news sobre adversários políticos de Jair Bolsonaro e sobre as urnas eletrônicas, participando do esquema golpista montado no antigo governo.