O Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) abriu investigação para identificar apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) que fizeram a saudação nazista em um ato golpista contra o resultado do segundo turno das eleições.
A promotoria catarinense afirmou que um grupo de pessoas fez apologia ao nazismo no ato em São Miguel do Oeste, nesta quarta-feira (2), em frente ao 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado, base do Exército na cidade. Nas redes, bolsonaristas contestam essa interpretação e dizem que o gesto dos manifestantes, com o braço e a mão direitos estendidos para frente, são a posição de juramento à bandeira do Brasil.
O vídeo mostra apoiadores de Bolsonaro bloqueando os dois sentidos de uma rodovia da cidade do Oeste Catarinense. Com o braço e a mão direitos estendidos à frente, cantam o Hino Nacional, reproduzido por um alto-falante.
“O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) de Santa Catarina já está trabalhando para identificar as pessoas que fizeram saudação nazista durante as mobilizações que deveriam ser democráticas e pacíficas em São Miguel do Oeste”, diz o MP-SC em nota.
No comunicado, a coordenadora do Gaeco da cidade catarinense, Marcela de Jesus Boldori Fernandes, afirma que, “uma vez identificadas [as pessoas suspeitas de apologia ao nazismo], será produzido um relatório e as informações encaminhadas para a 2ª Promotoria de Justiça da Comarca, que possui atribuição criminal, para responsabilização dos envolvidos”.
CONIB repudia saudação nazista
Em nota, a Confederação Israelita do Brasil (CONIB) também repudiou as saudações nazistas em manifestação em Santa Catarina.
“As imagens de manifestantes fazendo saudações nazistas em protesto em Santa Catarina são repugnantes e precisam ser investigadas e condenadas com veemência pelas autoridades e pela sociedade como um todo. O nazismo prega e pratica a morte e a destruição. A sociedade brasileira não pode tolerar posturas como essa. Fazer esse gesto vestindo camisa da seleção brasileira é também uma ofensa às nossas Forças Armadas, que lutaram bravamente contra as forças nazistas na Europa durante a Segunda Guerra Mundial”, destaca a CONIB.
Está não foi a primeira vez que nazistas que apoiam Bolsonaro se manifestaram em público em 17.01.2020, o ministro da cultura Roberto Alvim, copiou do ministro da propaganda nazista de Hitler Joseph Goebbels, a seguinte frase. A arte brasileira da próxima dêcada será heroica e será nacional. Será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e será igualmente imperativa ou então não será nada disse. Então é bom que vários bolsonaristas saibam que esse desgoverno é nazifascista sim e boa parte dos que apoiam ou são desinformados ou são pessoas má isto é fato.
Todos os defensores do nazifascismo precisam serem investigados e punidos com todo rigor da lei. A constituição acima de todos. O Bolsonaro e muitos dos seus apoiadores mentem muito se utilizando da frase Deus, pátria, família e liberdade isto é para manipular os jagunços que são uma verdadeira massa de manobra que não se informam e viram gado boi zé burro.