O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional(GSI), Augusto Heleno, está infectado por coronavírus.
A informação é do próprio Heleno pelo Twitter, na manhã da quarta-feira (18).
“Informo que o resultado do meu segundo exame, realizado no HFA, acusou positivo. Aguardo a contraprova da FioCruz. Estou sem febre e não apresento qualquer dos sintomas relacionados ao COVID-19. Estou isolado, em casa, e não atenderei telefonemas”, diz Heleno.
Augusto Heleno integrou a fatídica comitiva de Bolsonaro aos Estados Unidos. Ele tem 72 anos e faz parte do grupo de risco para a doença.
Heleno é o 18º membro da comitiva presidencial que viajou para os EUA que teve o diagnóstico confirmado da doença. O primeiro foi o chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Fabio Wajngarten.
O ministro-chefe do GSI tinha feito um primeiro exame, na semana passada, que deu negativo, segundo a sua assessoria de imprensa. Já que o coronavírus pode demorar para se manifestar, ele realizou um novo teste na terça-feira (17).
Só na terça-feira (17), Heleno teve três encontros com Bolsonaro, registrados na agenda oficial. Em nenhum deles, ele usava máscara cirúrgica.
Já Bolsonaro divulgou que seu segundo teste deu negativo, mas nenhuma cópia do exame ou qualquer dado sobre o teste foi divulgado.
Para Bolsonaro, a preocupação com a contaminação do coronavírus é “histeria” e é “mais fantasia” criada pela imprensa.
Antes da viagem para bajular Donald Trump, Bolsonaro deu declarações desdenhando do contágio de coronavírus. “Ainda que o problema possa se agravar, não há motivo para pânico. Seguir rigorosamente as recomendações dos especialistas é a melhor medida de prevenção”, disse.
Já nos EUA, durante discurso em um evento em Miami, na segunda-feira (9 de março), ele declarou que a “questão do coronavírus” não é “isso tudo” e se trata muito mais de uma “fantasia” propagada pela mídia no mundo todo.
“Obviamente temos no momento uma crise, uma pequena crise. No meu entender, muito mais fantasia, a questão do coronavírus, que não é isso tudo que a grande mídia propala ou propaga pelo mundo todo”, afirmou.