
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, reafirmou nesta quinta-feira (25) a necessidade de reduzir a jornada de trabalho semanal de 44 para 40 horas e de acabar com a escala 6×1. As declarações foram dadas durante o programa Bom Dia, Ministro.
“Defendo que a jornada seja reduzida para 40 horas semanais, saindo das atuais 44 horas. E defendo que se encontre um jeito de acabar com a escala 6×1”, afirmou Marinho, ressaltando a importância da mobilização popular para avançar nessas mudanças.
O ministro destacou que a pressão da população é fundamental para que o Congresso Nacional atenda às reivindicações dos trabalahdores. “Se houver uma mobilização dirigida, com massa, vigor e presença nas ruas, é possível que o Congresso venha a atender esse clamor”, avaliou. “Se a mobilização for amenizada, na minha avaliação, esse perfil de Congresso não atenderá essa reivindicação”, considera.
Sobre a necessidade de manter atividades econômicas que exigem funcionamento contínuo, o ministro defendeu que acordos coletivos podem ser uma alternativa para garantir a operação nesses casos. No entanto, para que isso ocorra, seria necessária uma autorização prévia do Congresso proibindo a escala 6×1, de modo que os acordos respeitem essa proibição.