Ministro Luís Barroso será relator da ação de Bolsonaro que sabota os Estados

Ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Nelson Jr. - SCO - STF

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), será o relator da ação movida por Jair Bolsonaro para tentar acabar com as medidas sanitárias determinadas pelos governadores para conter nova explosão da Covid-19.

Através da Advocacia-Geral da União (AGU), Bolsonaro argumenta que as medidas de quarentena não são mais necessárias por conta da vacinação, que atingiu apenas 10% da população com as duas doses.

Diz, ainda, que as medidas de distanciamento social estão em “descompasso com a Constituição”. A ação tenta acabar com as medidas tomadas pelos Estados de Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Norte.

“O intuito da ação é garantir a coexistência de direitos e garantias fundamentais do cidadão, como as liberdades de ir e vir, os direitos ao trabalho e à subsistência”, disse em nota a AGU.

É a segunda vez que Bolsonaro aciona o STF para tentar boicotar as ações dos governadores.

Da primeira vez, quando Bolsonaro pediu o fim do toque de recolher na Bahia, Distrito Federal e Rio Grande do Sul, o relator, ministro Marco Aurélio Mello, negou e disse que a ação deveria ser movida pela Advocacia-Geral da União (AGU), e não diretamente por Bolsonaro.

Luís Roberto Barroso, que foi sorteado para relatar a ação mais recente de Bolsonaro, foi quem determinou que a CPI da Pandemia deveria ser instalada no Senado Federal, pois já tinha todas as assinaturas necessárias.

Desde o começo da pandemia, Bolsonaro critica as medidas de distanciamento e ataca os governadores, que protegem a população, de “pseudo ditadores”. Jair Bolsonaro chegou a dizer que o uso de máscara era um “tabu” que seria derrubado.

No último domingo (23), ele participou de uma manifestação no Rio de Janeiro e, sem máscara, se aglomerou com apoiadores.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *