
As orações, missas e vigílias pelo restabelecimento do papa reúnem milhares nas mais diversas igrejas por todo o país sul-americano
Missa pela saúde do papa Francisco, que é argentino, lotou a Catedral Metropolitana de Buenos Aires, que fica no centro da capital.
Ele se encontra internado no hospital universitário católico Gemelli, em Roma, na Itália, desde 14 de fevereiro, recebendo tratamento para pneumonia bilateral e bronquite asmática.
As informações do serviço médico do Vaticano são de ligeira melhora, nesta segunda-feira, mas seu estado de saúde ainda é preocupante.
“Rezamos em todas as favelas e bairros populares de Buenos Aires pelo papa Francisco. Nestes dias estamos rezando por sua saúde e lembramos daquele bispo que visitou nossos bairros, começando pela Vila 21, há tantos anos, compartilhando com os padres das favelas seus desejos por uma vida melhor e de igualdade para todos”, disse o padre José María “Pepe” Di Paola, um dos representantes mais conhecidos dos “padres de favela”, em vídeo que circula nas redes sociais.
“Ele se deu bem imediatamente com toda a equipe de padres das favelas e bairros populares, e também se deu bem com as pessoas, porque ele andava e compartilhava as festividades dos santos padroeiros com as pessoas dos nossos bairros, vários momentos lindos e inesquecíveis nas nossas favelas na luta por melhores condições de vida”, disse destacando o acompanhamento do papa em muitos dos projetos, especialmente os Hogares de Cristo.
“É por isso que o amamos tanto, é por isso que nossa amizade se fortaleceu. Hoje, todos rezamos juntos pela sua saúde”, concluiu o padre.
CENTRO DE BUENOS AIRES HOMENAGEIA FRANCISCO
Uma missa está prevista na Plaza Constitución, outro dos lugares onde o Papa, cujo nome secular é Jorge Mario Bergoglio, conviveu nas ruas com as pessoas humildes e os deslocados pelas repetidas crises econômicas que atingiram a Argentina.
O conhecido Obelisco no centro de Buenos Aires, tornou-se um símbolo de apoio ao papa Francisco, que teve sua imagem projetada desde a quarta-feira, 18 de fevereiro.
A projeção no Obelisco não só reflete a imagem de Francisco, mas também inclui a frase “A Argentina reza pelo Papa Francisco”, mostrando o carinho e a preocupação de sua terra natal por sua rápida recuperação.
Estas manifestações se somam às muitas demonstrações de apoio e orações que acontecem ao redor do mundo, demonstrando a influência e o carinho que Jorge Mario Bergoglio cultivou durante seu pontificado.
Em Roma, fiéis e visitantes se reúnem perto do Hospital Gemelli para expressar seu apoio e rezar pela saúde do pontífice.
CONVERSA COM A PARÓQUIA DE GAZA
Logo após sua leve melhora, o papa Francisco teve uma leve melhora na tarde desta segunda-feira (24), segundo boletim médico divulgado pelo Vaticano.
De acordo com a nota, o pontífice tem uma falha nos rins que está sendo monitorada, mas que não é motivo de preocupação imediata.
De manhã, o Papa recebeu a Eucaristia e, à tarde, retomou parcialmente suas atividades de trabalho.
A Santa Sé despachou comunicado informando que Francisco retomou parcialmente seus trabalhos pela tarde e indicou que priorizou telefonar ao pároco de Gaza, para lhe “manifestar a sua proximidade paterna”.
“O Papa Francisco agradeceu a todo o povo de Deus que se reuniu para rezar pela sua saúde nos últimos dias”, assinalou o comunicado.
A nota enviada aos jornalistas acrescenta que “a monitoração da insuficiência renal ligeira não é preocupante” e que “a oxigenoterapia continua, embora com débito e percentagem de oxigênio ligeiramente reduzidos”.
“Os médicos, tendo em conta a complexidade do quadro clínico, mantêm ainda, com prudência, o prognóstico reservado”, concluiu.