
Juntos, possuímos um enorme potencial político, econômico, científico, tecnológico e humano,” declarou Putin
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ao discursar neste domingo na cúpula do BRICS, no Rio de Janeiro, para líderes de outros países, disse que a era da globalização se tornou obsoleta e que o foco dos mercados está se voltando para as economias emergentes.
“Tudo indica que o modelo de globalização liberal está se tornando obsoleto,” disse Putin por videoconferência. “Essa ordem está ficando para trás e dá lugar a um mundo mais justo e multipolar, impulsionado por países em desenvolvimento”, enfatizou.
Observou que “o centro da atividade empresarial está se deslocando para os mercados emergentes.”
Ele também defendeu um “sistema financeiro próprio” para o BRICS. Para Putin, isso possibilitaria que países membros façam transações financeira de forma mais “rápida, mais eficiente e segura”.
“A criação de um sistema independente de liquidação e depósito na plataforma do BRICS irá, ao que parece, tornar as transações de moeda mais rápidas, eficientes e seguras,” disse.
“A propósito, o uso de moedas nacionais no comércio entre nossos países está crescendo constantemente: em 2024, a participação de nossa moeda nacional, o rublo e as moedas de países amigos nos acordos da Rússia com outros países do BRICS totalizou 90%,” comentou Putin sobre aumento do uso de moedas nacionais para transações entre países membros do BRICS.
“A tarefa de aumentar o volume de investimentos de capital recíprocos pelos países membros da associação, inclusive por meio dos mecanismos do BRICS e principalmente do Novo Banco de Desenvolvimento, também parece relevante. Para esses fins, a Rússia propôs a formação de uma nova plataforma de investimento do BRICS. A ideia é desenvolver conjuntamente instrumentos acordados para apoiar e atrair fundos das economias de nossos países e dos países do Sul e do Leste Global,”
O líder russo também pediu mais cooperação entre os países membros do BRICS. De finanças, recursos naturais, comércio, os BRICS, segundo Putin, devem estar abertos para outros países membros do bloco.
“O principal é que os países do BRICS continuem a aprofundar a cooperação em áreas chave de política e segurança, economia e finanças e contatos culturais e humanitários.”
“Nossa associação se expandiu significativamente e inclui os principais estados da Eurásia, África, Oriente Médio e América Latina. Juntos, possuímos um enorme potencial político, econômico, científico, tecnológico e humano,” declarou Putin.
Sobre o conflito na Ucrânia, Putin comemorou a união do povo russo nesse período de guerra. “Estamos vendo que o apoio público é muito mais amplo, é verdadeiramente nacional, toda a Rússia participa, sem exagero”, disse.
A iniciativa da ‘Frente Popular Pan Russa’ ajudou enviar para o frente de batalha mais de “110.000 drones de várias modificações, incluindo sistemas de ataque de fibra óptica resistentes a interferências” e que “queimaram equipamentos inimigos avaliados em mais de 2.000 milhões de dólares”.
PUTIN CONDENA A OBCESSÃO EM HOSTILIZAR A RÚSSIA
O presidente russo criticou a obsessão de países do ocidente de hostilizar a Rússia em detrimento das próprias economias.
“Que os contribuintes dos países ocidentais ouçam esses números e reflitam sobre como seus governos gastam o dinheiro de seus cidadãos”, disse Putin, “em vez de desenvolver seus sistemas de saúde”, prestando atenção aos problemas sociais e aumentando os salários, acrescentou.