Enfermeira Calazans, a primeira a receber a vacina contra a Covid-19 no Brasil

Enfermeira recebeu a primeira dose da vacina no Hospital das Clínicas, o primeiro local a ter os servidores da saúde imunizados - Foto: Divulgação

A enfermeira do Hospital Emílio Ribas, Mônica Calazans, que está há oito meses na linha de frente do combate ao coronavírus, foi a primeira brasileira a receber neste domingo, 17, uma dose da vacina CoronaVac.

Mônica tem 54 anos e é moradora da região de Itaquera, com perfil de alto risco para complicações da Covid-19. Ela é obesa, hipertensa e diabética. Ela foi vacinada no Hospital das Clínicas, logo após a diretoria da Anvisa autorizar o uso da CoronaVac e da vacina da AstraZeneca.

Mônica foi recebida pelo governador de São Paulo, João Doria, que emocionado afirmou que a vacina comprova a vitória da ciência contra o negacionismo e criticou a inércia do governo federal frente a pandemia.

“Os negacionistas vão ter que conviver com quem acredita na ciência e agora tem ainda mais força pra defender a vida”, destacou João Doria.

Desde maio de 2021, no auge da primeira onda da doença, Mônica se inscreveu para atuar na linha de frente do combate à pandemia Emílio Ribas, no epicentro do combate à pandemia.

Moradora de Itaquera, na zona leste da capital, ela trabalha em dias alternados, em escala de 12 horas.Viúva, ela mora com o filho, de 30 anos. Além disso, ela cuida da mãe, de 72 anos, que vive sozinha em outro imóvel. Cuidadosa, até a agora ela não foi contaminada pelo vírus.

“Eu tenho em mente sempre que não posso me abater porque os pacientes precisam de mim, por isso tenho sempre uma palavra de positividade e de que vamos sair dessa situação. O que me ajuda também é o prazer que sinto com o meu trabalho”, afirmou.

Ela atuou como auxiliar de enfermagem durante 26 anos e resolveu fazer faculdade depois. Mônica formou-se aos 47 anos.

“Quem cuida do outro tem que ter determinação e não pode ter medo. É lógico que eu tenho me cuidado muito a pandemia toda. Preciso estar saudável para poder me dedicar. Quem tem um dom de cuidar do outro sabe sentir a dor do outro e jamais o abandona,” disse.

Veja a coletiva:

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *