
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou o cancelamento do passaporte do blogueiro golpista Allan dos Santos, que está foragido nos Estados Unidos.
O bloqueio já foi realizado, segundo o Ministério das Relações Exteriores. A informação é do Metrópoles e foi confirmada pela TV Globo.
“O Ministério das Relações Exteriores recebeu ofício do STF determinando o cancelamento do passaporte em questão. O MRE não comenta casos concretos de cooperação jurídica em andamento”, diz um comunicado.
Sem um passaporte oficial, Allan dos Santos não poderá sair dos Estados Unidos e não poderá ser pego por autoridades, sob risco de ser deportado para o Brasil.
Ele fugiu para lá depois que começou a ser investigado por integrar e coordenar a organização criminosa que usa a internet e as redes sociais para atacar a democracia.
Allan dos Santos foi para os EUA em julho de 2021, usando um visto de turista que já venceu.
O STF já pediu sua prisão e extradição, mas o governo Bolsonaro agiu diretamente, com movimentações e demissões na Polícia Federal, para que o caso não andasse. Seu nome não foi sequer incluído na lista de Difusão Vermelha da Interpol, etapa necessária para a extradição.
Na semana passada, ele organizou as manifestações em frente ao hotel em que ministros do STF se hospedaram, em Nova Iorque, para participarem de um evento. Os manifestantes tinham cartazes pedindo um golpe de Estado.
Um vídeo mostra claramente Allan dos Santos usando um megafone para xingar brasileiros que estavam no local, mas não concordavam com o golpismo.
Allan dos Santos era dono do site “Terça Livre”, que divulgava fake news sobre a pandemia, sobre o STF e sobre opositores do governo Bolsonaro.
Ele morou em uma mansão em Brasília financiada por Eduardo Bolsonaro. O filho de Jair Bolsonaro também ajudou o criminoso a sair do país e da Justiça.
Relacionadas: