Moraes: “usar atos para atacar instituições é passível de prisão”

Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Nelson Jr - SCO - STF
Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, mandou recado aos aloprados de Bolsonaro

“Protestar é próprio da democracia, tudo certo. O que não está certo, e é passível de prisão, é usar esse direito para pedir o fim da democracia e atacar instituições inclusive com ameaças de violência”, afirma o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, referindo-se às milícias de Bolsonaro, que fazem ameaças e anunciam golpe contra a democracia no dia 7 de setembro.

Um desses é o foragido da Justiça Antônio Pereira Gomes, o suposto “caminhoneiro” conhecido como Zé Trovão, que ofendeu o ministro no sábado (4), dizendo que não vai se entregar.

O ministro Alexandre de Moraes foi quem decretou sua prisão.

Em uma postagem no sábado, o apoiador de Bolsonaro desacatou o ministro do STF: “vou te fazer um convite, Alexandre de Moraes, que tal você mesmo vir à Paulista no dia 7 de setembro e me prender? Eu estarei lá, à sua disposição. E caso queira, poderá fazer o uso da sua palavra”, esbravejou.

Zé Trovão é acusado de promover a incitar atos violentos contra o Congresso Nacional e o STF, por meio das redes sociais. Ele também é alvo de inquérito que apura a organização dos atos antidemocráticos marcados para o 7 de setembro.

A prisão do caminhoneiro foi solicitada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), e determinada por Alexandre de Moraes.

Segundo a Polícia Federal, o objetivo da prisão é aprofundar investigações em curso nos autos de inquérito que tramita na Corte.

Zé Trovão já havia descumprido ordens cautelares determinadas por Moraes, como ignorar o bloqueio pela Justiça da chave Pix que ele vinha utilizando para arrecadar dinheiro para as manifestações antidemocráticas convocadas por Bolsonaro. Após o bloqueio, Zé Trovão anunciou uma nova chave Pix e continuou arrecadando dinheiro.

Ele também continuou divulgando lives com ameaças à democracia, apesar de ter tido suas contas bloqueadas pela Justiça nas redes sociais.

Nessas lives, o bolsonarista afirma coisas como, ministros do STF vão ‘sair de suas cadeiras’, ou que o “próximo passo é nova Constituição criminalizando comunismo”.

CAMINHONEIROS NÃO CONHECEM ZÉ TROVÃO

“Essa pessoa fez vídeo dentro de um caminhão, mas a gente não sabe se ele é caminhoneiro ou proprietário. A gente não conhece”, disse Plinio Dias, presidente do Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC), à coluna do Chico Alves do UOL.

“E olha que estou no ramo há 22 anos. Essa figura apareceu de paraquedas”, completou.

“Ele só passou a ser conhecido depois que apareceu ao lado do Sérgio Reis, dizem que é celetista”, afirma Wallace Landim, o Chorão, presidente da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores.

“Quem está bancando alguns caminhoneiros é o agronegócio, não é gente da categoria que está apoiando esse movimento”, explica Plinio Dias.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *