Programação de 2022 estreia na próxima segunda-feira, dia 14
A tradicional Mostra Permanente de Cinema Italiano, realizada no Cine-Teatro Denoy de Oliveira, no Bixiga, retorna com sua programação na próxima segunda-feira (14). A Mostra é organizada pelo Centro Popular de Cultura da UMES (CPC-UMES) e entra em seu sétimo ano consecutivo, trará toda segunda-feira filmes de diretores da escola italiana, uma das mais importantes do mundo.
O primeiro filme a ser exibido neste ano será “Oito e Meio”, dirigido por Federico Fellini (1963) e conta com Marcello Mastroianni, Claudia Cardinale, Anouk Aimée e Sandra Milo, no elenco. A música é de Nino Rota. “Prestes a rodar sua próxima obra, o cineasta Guido Anselmi (Marcello Mastroianni) ainda não tem ideia de como será o filme. Mergulhado em uma crise existencial e pressionado pelo produtor, pela mulher, pela amante e pelos amigos, ele se interna em uma estação de águas e passa a misturar o passado com o presente, ficção com realidade”.
A Mostra Permanente de Cinema Italiano acontece sempre às segundas-feiras, às 19 horas, no Cine-Teatro Denoy de Oliveira, na Rua Rui Barbosa, 323, no Bixiga.
Homenagem ao cinema
Luisa Lopes, coordenadora da Mostra Italiana, destacou ao HP que o ano de 2022 será marcado pelo retorno ao formato exclusivamente presencial, depois de dois anos de exibições online e híbrida. “Será uma modesta homenagem ao cinema”, destaca.
“A pandemia nos obrigou ao isolamento e decidimos por fazer parte desse momento junto ao nosso público, através das exibições online, mas a sobrevivência do cinema depende também da experiência da sala de cinema, como um ritual… E é esse retorno que queremos comemorar. O escuro do cinema, o telão, o encontro entre pessoas que talvez não se conheçam, mas dividem uma paixão em comum”, disse Luisa.
“Como questionou Fellini, certa vez, ao perceber que o cinema perdia espaço para a televisão: ‘Ainda é possível que mil pessoas possam se juntar no escuro e experimentar o sonho que um único indivíduo dirigiu?’. Então juntamos alguns dos maiores clássicos do cinema italiano – e algumas obras raras – buscando reencontrar essa magia”, ressalta a coordenadora da Mostra.
Ela aponta ainda que “todas as obras apresentadas na Mostra foram escolhidas com base na sua relevância na história da Itália e do Cinema”.
“Alguns merecem destaque por seus títulos de extrema qualidade mas infelizmente pouco conhecidos no Brasil. Giuseppe De Santis está presente com o já conhecido ‘Arroz Amargo’ (1949), mas o público terá a oportunidade rara de assistir ‘Roma às 11h’ (1952), outra obra neorrealista do diretor. ‘Il Boom’ (1963), de Vittorio de Sica, é uma sátira sobre o período de industrialização, que resultou também em uma grande transformação social e cultural para o povo italiano. ‘Partner’ de Bernardo Bertolucci, foi feito durante as manifestações de Maio de 68, um período de ebulição política no movimento estudantil e operário”.
“Reexibiremos também clássicos imortais, como ‘Oito e Meio’ (1963) de Fellini, ‘Parente é Serpente’ (1992) de Mario Monicelli, ‘O Evangelho Segundo São Mateus’ (1964), de Pasolini – que completaria 100 anos em março. Além de ‘Amor e Anarquia’ (1973), de Lina Wertmuller. Por falar em Lina, para homenagear essa grande cineasta que faleceu em dezembro, exibiremos também seu primeiro filme ‘Os Basiliscos’ (1963)”.
Luisa destaca ainda Monica Vitti, falecida em 2 de fevereiro. “Faremos também uma homenagem à talentosa atriz Monica Vitti, com “A Noite” (Michelangelo Antonioni, 1961) e “A Garota com a Pistola” (Mario Monicelli, 1968)”. Além da exibição dos filmes “spaghetti”. “Sérgio Corbucci, considerado criador do gênero “spaghetti”, faz sua estreia na Mostra com dois filmes: “Django” (1966) e “O Vingador Silencioso” (1968). Para não falar em Rossellini, Comencini, Visconti, Scola…”
Segundo a coordenadora da Mostra, a receptividade para o retorno da programação presencial está sendo satisfatória. “A pandemia ainda não acabou, mas acreditamos que, graças à vacina e à ciência, poderemos ver nossa casa aberta e com nosso público novamente. Essa, aliás, é a única exigência para retirar ingresso no nosso cinema: apresentar o comprovante de vacinação”, ressaltou.
MOSTRA PERMANENTE DE CINEMA ITALIANO
QUANDO: Todas as segundas-feiras, às 19 horas
ONDE: Cine-Teatro Denoy de Oliveira – Rua Rui Barbosa, 323, no Bixiga
VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA MOSTRA PERMANENTE DE CINEMA ITALIANO: