Motoristas de ônibus fazem paralisação contra redução da frota na capital de SP

Motoristas fizeram protesto e frente à Prefeitura nesta quarta-feira. Foto: Divulgação-Assessoria Sindicato dos Motoristas

O Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores do Transporte Urbano Rodoviário de São Paulo (SindMotoristas) realizou, nesta quinta feira (5), uma manifestação em frente à Prefeitura de São Paulo contra a redução da frota e demissão dos motoristas. A categoria estima que cerca de 6,5 mil trabalhadores perderão seus empregos, caso essa política se concretize.

De acordo com o Sindicato, a administração de Bruno Covas já tirou de circulação 450 ônibus que atendiam a população e, até o final do ano, mais mil estão para serem retirados. Além disso, a categoria denuncia que a Prefeitura pretende extinguir a função de cobrador, provocando assim, a demissão de cerca de 19 mil cobradores.

Já no início da tarde, os ônibus que atendem a região central paralisaram suas atividades e se concentram em frente a sede do Executivo Municipal.
Outro ponto importante na pauta dos condutores é o pagamento do programa de Participação do Lucros e Resultados (PLR) que não foi feito pelas empresas mesmo após a aprovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

O presidente do SindMotoristas,Valmir da Santana da Paz (Sorriso), afirmou que a categoria irá resistir ao “desmonte” do transporte. “Não permitiremos que isso ocorra. Nesta quinta-feira, seremos um exército de guerreiros lutando pelo pagamento da PLR, contra a redução da frota de ônibus e pela garantia dos postos de trabalho”, afirmou.

Nessa sexta (06), está prevista a continuação do movimento com uma paralisação de toda a frota municipal.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *