O ex-governador Ciro Gomes, pré-candidato a presidente da República pelo PDT, afirmou que o desemprego alarmante que assola o país decorre, entre outras coisas, de uma política importações exacerbadas, que está disseminada em diversas áreas.
Para o presidenciável, a substituição de importações, além de oferecer produtos mais baratos aos consumidores, contribuiria para gerar os empregos que os brasileiros precisam. Ele cita, como exemplo, o setor farmacêutico: “O remédio é caro porque é importado do estrangeiro. Mas se fosse fabricado aqui seria bem mais barato e ia gerar emprego aqui e não lá na Dinamarca”.
Num vídeo divulgado na internet, Ciro responde a uma eleitora e lembra que a mesma coisa ocorre com a produção agrícola, onde a importação de adubo tem um peso elevado nos custos do produtor rural, assim como na indústria de transformação. “Peças de carro, quase tudo vem de fora. Tudo isso tem que ser fabricado aqui”, defendeu.
O pedetista avalia que também é preciso fazer investimentos em áreas em que o Brasil tem grande potencial. “Nós temos que voltar a incentivar a construção civil, que é o setor que pode reagir mais rápido e gerar muitos empregos”, afirmou.