Multidão no Rio repudia golpistas e reforça: “Aqui nenhum país estrangeiro vai meter o bedelho”

Foto: Divulgação/UNE

“Sem anistia e pela democracia. Esse é o melhor Brasil”, disse Caetano Veloso, durante o protesto.

Com gritos de “sem anistia”, “Bolsonaro na prisão” e “Brasil Soberano”, milhares de manifestantes lotaram a Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, na tarde deste domingo (21), contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem, como ficou conhecido o projeto aprovado pela Câmara na última terça-feira (16), que dificulta a abertura de processos criminais contra parlamentares, e contra a proposta de anistia para condenados por tentativa de golpe de Estado, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O ato, que teve seu auge com a apresentação histórica de alguns dos nomes mais importantes da nossa música e cultura brasileira como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Djavan, Ivan Lins, Geraldo Azevedo e Lenine, entre outros, que se posicionaram contra a anistia e a PEC da Blindagem, emocionou a multidão.

“Estamos aqui para lutar contra a anistia, contra a PEC da Blindagem, mas também pela soberania. Nenhum país estrangeiro vai meter o bedelho”, disse o cantor e compositor Lenine.

Ao longo da tarde, representantes de entidades, partidos políticos e centrais sindicais, como a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), os deputados federais Chico Alencar (PSOL) e Henrique Vieira (PSOL), a deputada estadual Dani Balbi (PC do B) e a vereadora Thais Ferreira (PSOL), se revezaram em discurso em um dos trios elétricos na praia.

Foto: Reprodução/Youtube

“Hoje, o povo mostrou sua indignação contra a PEC da blindagem e a tentativa de anistiar os criminosos do 8 de janeiro. Permaneci do lado certo da História e votei contra esses absurdos e reafirmo meu compromisso com a democracia, com a verdade e com a justiça. Não aceitaremos a impunidade travestida de lei nem ataques à soberania do voto popular”, disse a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB- RJ).

“Não é possível a gente achar natural que deputados, que parlamentares, sejam vistos de uma forma que não respeite a lei. Não é possível que os seus camaradas tenham que decidir se eles podem ou não ser investigados. Hoje é o grito de revolta, de insatisfação, de indignação do povo, daquele que sofre todos os dias sem acesso à água, à saúde, à educação. Aqui é um basta. É um basta de impunidade!”, afirmou a deputada estadual, Renata Souza (Psol).

Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Paulinho da Viola e Djavan. Foto: MidiaNinja
https://twitter.com/ViniciusCord23/status/1969852211766120545

OUTROS ESTADOS

Durante o dia também foram realizados atos em outros estados, como Pernambuco, Rio Grande do Sul e Paraná. Veja imagens abaixo.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *