Nova pesquisa do instituto Ipec sobre a disputa pelo governo da Bahia, divulgada nesta sexta-feira (23), aponta uma tendência de forte crescimento do candidato Jerônimo Rodrigues (PT), com uma alta de 19 pontos percentuais em comparação à anterior. Tinha 13% e agora marca 32% das intenções de voto.
Segundo o levantamento, ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) se mantém na liderança, mas registrou uma queda expressiva com relação ao último estudo do instituto: tinha 56% e agora aparece com 47% das intenções de voto – redução, portanto, de 9 pontos percentuais.
Confira os números da nova pesquisa Ipec:
- ACM Neto (União Brasil): 47%
- Jerônimo Rodrigues (PT): 32%
- João Roma (PL): 6%
- Marcelo Millet (PCO): 1%
- Kleber Rosa (PSOL): 1%
- Branco ou nulo: 4%
- Indecisos: 8%
O crescimento do candidato petista já tinha sido registrado em outras pesquisas. Como a Datafolha, divulgada na quarta-feira (20), que mostra ACM Neto liderando a corrida ao governo do estado da Bahia com 48% das intenções de voto. Ele é seguido de Jerônimo Rodrigues (PT), com 31%. João Roma (PL) aparece em terceiro, com 8%.
Apesar do resultado ainda indicar vantagem para ACM Neto, a diferença entre os dois primeiros colocados diminuiu em relação à última pesquisa do instituto. No último levantamento, divulgado em 14 de setembro, o candidato do União Brasil tinha 49% das intenções de voto, contra 28% de seu adversário do PT. João Roma tinha 7%.
Já em comparação com a pesquisa do dia 24 de agosto, ACM Neto tinha 54%, ante 28% de Jerônimo. Portanto, de agosto até setembro, a distância entre os candidatos diminuiu de 38 para 17 pontos percentuais. João Roma manteve os 7%.
MUDANÇA NA DECLARAÇÃO
O avanço de Jerônimo e a queda de ACM Neto acontecem em meio à repercussão negativa da mudança da cor do candidato do União Brasil e de sua vice, Ana Coelho (Republicanos), na declaração à Justiça eleitoral.
Desde que alteraram a sua declaração para pardos à Justiça eleitoral, em agosto, ACM Neto e Ana Coelho, vinham sendo acusados de fraude.
O ex-prefeito de Salvador buscou se justificar em entrevista concedida à TV Globo local na segunda-feira (12). “Eu me considero pardo. Você pode me colocar ao lado de uma pessoa branca, há uma diferença bem grande. (Agora) Negro, não. Não diria isso, jamais”, declarou ACM.
Questionado pelos jornalistas sobre os critérios do IBGE, onde são considerados negros os pardos e pretos, ACM respondeu: “Então é erro do IBGE, não é meu. Simplesmente isso”.
Vale destacar que o DEM, partido que deu origem ao União Brasil na fusão com o PSL, foi autor de uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra as cotas raciais em universidades públicas, o que também tem sido explorado contra o adversário.
Nesta sexta-feira (23), ele apresentou um documento oficial do Instituto Pedro Melo, órgão ligado à Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP), em que é declarado pardo durante a emissão do seu registro de identidade. Em vídeo publicado nas redes sociais, o ex-prefeito de Salvador criticou a hipocrisia de adversários e ressaltou que numa eleição “não vale tudo, não vale mentir, não vale espalhar fake news”.
No vídeo, ao mostrar seu documento de identidade emitido pelo Instituto Pedro Melo, ACM Neto ressalta que foi registrado como pardo. “E não fui eu quem me autodeclarou, foram as autoridades na hora de expedir a minha carteira de identidade que me colocaram lá como pardo”, ressaltou.
ACM negou que tenha feito bronzeamento artificial. “Quem me conhece e quem está acompanhando minha agenda pode ver todo dia eu andando pelas ruas, em cima de carro nas carretas, tomando um sol de lascar na cabeça, e vem dizer que eu fiz bronzeamento artificial? Me perdoem, eu não aceito esse tipo de coisa. Na eleição, não vale tudo, não vale mentir, não vale espalhar fake news. Eu vou continuar com toda serenidade, pensando no futuro da Bahia. Não vou desviar meu foco, sei qual é meu propósito e qual é minha missão”, frisou.
ACM Neto já havia se declarado pardo em 2016, mas na ocasião não houve polêmica a respeito. Desta vez, a vice Ana Coelho recuou e mudou sua declaração de cor para branca.