
Como é que você discute em cima de uma coisa que não tem base alguma para dar uma resposta?”, perguntou o ministro, sobre as alegações falsas de Trump para atacar o Brasil
O ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), afirmou neste sábado (9) que não há como negociar em cima de mentiras, referindo-se ao tarifaço imposto unilateralmente por Donald Trump ao Brasil. “Como negociar em cima de mentiras?”, questiona Jader. “Como é que você discute em cima de mentira? Como é que você discute em cima de uma coisa que não tem base alguma para dar uma resposta?”, perguntou o ministro.
A declaração do ministro foi feita durante o seminário Esfera Infra – O Brasil em Construção, no Recife (PE). O evento é organizado pela Esfera Brasil. O tarifaço de Trump afeta produtos agrícolas e industriais brasileiros – particularmente as do Norte e Nordeste -, sob a alegação de que o país estaria distorcendo mercados e adotando barreiras injustas a produtos americanos. Jader rebateu as alegações de Trump dizendo que elas são mentiras.
O presidente dos EUA acusa o Brasil de permitir que o governo interfira no Judiciário. O ministro afirma que este argumento é “absolutamente falso”. Segundo ainda o presidente dos EUA, o Brasil distorce preços e regulações para prejudicar concorrentes. Jader afirma que, na prática, as políticas brasileiras foram favoráveis à concorrência e à abertura comercial. Sobre a menção de que haveria déficit dos EUA com o Brasil, o ministro diz que é uma alegação falsa.
O ministro das Cidades afirmou ainda que a condução da política externa brasileira é “séria” e “responsável” sob o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e que acredita que a própria sociedade norte-americana e líderes políticos pressionarão por mudanças na estratégia de Trump. “Essa loucura que está estabelecida na política internacional americana não é sustentável. Mais cedo ou mais tarde, os Estados Unidos vão precisar retomar o caminho do diálogo”, declarou.