
A ministra de Relações Institucionais do governo Lula enfatizou que isso ocorre porque o réu por golpe está acuado pelas gravíssimas acusações que terá de responder em ação penal
A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou neste sábado (19), que Jair Bolsonaro (PL) é um farsante e ele sim isolou o Brasil do mundo. “Quem rebaixou o Brasil ao isolamento e ao descrédito nas relações internacionais não tem sequer um traço de autoridade para ofender o governo do presidente Lula e o Judiciário, como ele vem fazendo” disse a ministra.
“Foram as ações para destruir nossa política externa soberana, suas ofensas a governantes e países com os quais temos relações históricas, a apropriação pessoal para venda de presentes que recebeu como chefe de Estado de um país que desonrou. E foi a difamação da Justiça Eleitoral e do Judiciário do Brasil diante de embaixadores estrangeiros, que ele fez e continua fazendo, a ponto de pedir uma intervenção estrangeira na política e na Justiça do nosso país”, enfatizou Gleisi.
Ela disse também que o réu por golpe tenta manipular os princípios do asilo diplomático e da reciprocidade para se esquivar das acusações que enfrenta na Justiça. “Foram as ações para destruir nossa política externa soberana, suas ofensas a governantes e países com os quais temos relações históricas, a apropriação pessoal para venda de presentes que recebeu como chefe de Estado de um país que desonrou”, acrescentou Gleisi.
“Acuado pelas gravíssimas acusações que terá de responder em ação penal, Jair Bolsonaro tenta manipular os estatutos diplomáticos do asilo e da reciprocidade que o Itamaraty e o STF aplicam em casos concretos”, escreveu a ministra em publicação na rede social X. A resposta de Gleisi foi a uma publicação do golpista feita na sexta-feira (18), em que ele afirmou que “a imagem do Brasil no exterior está sendo dilacerada por quem deveria defendê-la”.