O escritor e compositor Nei Lopes lançará seu novo livro “Afro-Brasil Reluzente”, que apresenta a vida de personalidades negras que se destacaram na luta contra o racismo no século XX, em São Paulo, na terça-feira (11).
O evento acontecerá na Livraria da Vila, na rua Fradique Coutinho, 915, na Vila Madalena, às 19h. Além da sessão de autógrafos com o autor, também está programado um bate-papo com a sambista Fabiana Cozza.
Tendo feito estrondoso sucesso no samba, compondo para Chico Buarque e Alcione, na década de 1980 Nei Lopes passou a estudar e escrever livros discutindo a questão da negritude no Brasil.
Em seu novo livro “Afro-Brasil Reluzente: 100 personalidades notáveis do século XX”, Editora Nova Fronteira, o escritor apresenta brevemente personalidades negras que com sua dedicação em “superar as dificuldades de ser negro no Brasil se tornaram ‘visíveis’”, explicou.
“Esse é o ponto em comum entre os personagens: a superação da invisibilidade, apesar de tudo. E fizeram isso de diversas formas, até com a ‘marra’, como é o caso do admirável Paulo Cézar Caju, que pouca gente teria coragem de escalar num time como o dos ‘reluzentes’”.
Para Nei, “a maior exposição midiática do negro é um aspecto da inclusão, mas estamos fadados a ver isso regredir com o que está acontecendo aí”, disse, se referindo às ações de Bolsonaro, como de ter indicado Sergio Camargo, que apesar de negro, ataca as conquistas do movimento e deslegitima a luta contra o racismo no Brasil, para presidir a Fundação Palmares.
“A intenção [do governo] é acabar com tudo, sem critério, promover a violência pela violência”, avaliou.
Entre as personalidades negras apresentadas no livro estão cantores, compositores, políticos, apresentadores, professores, entre outros. Cartola, Clementina de Jesus, Milton Santos e Maju Coutinho são alguns exemplos.
SERVIÇO
Data: 11 de fevereiro
Hora: 19 às 21h30min
LIVRARIA DA VILA
Rua Fradique Coutinho, 915 – Pinheiros – São Paulo
Telefone: (11) 3814-5811