Nicarágua: morre de Covid narrador que chamou receio ao vírus de “coisa de maricas”

Pepe Maricas espalhava fake news: "coronavírus se mata com espuma de sabão" - foto extraída de vídeo

Morreu aos 75 anos, vítima de Covid-19, o jornalista José Francisco ‘Pepe’ Ruiz, um dos principais narradores esportivos da Nicarágua, logo após ter declarado que o coronavírus era de “maricas”.

Segundo Pepe Ruiz, “este vírus é maricas, assim como os ‘puchitos’ (opositores do governo de Daniel Ortega)”. “Veja como é de um maricas, que se mata com espuma de sabão. Está funcionando para o que o disseram: é preciso eliminar os velhos, porque gastam muito e são muitos. Esta guerra é contra os velhos, é para tirar os velhos do caminho”, acrescentou.

Recentemente o narrador havia divulgado fake news de que um amigo pretensamente havia conseguido se curar de coronavírus “fazendo gargarejo três vezes ao dia com sal, limão, água quente e eucalipto”.

Apresentando o programa Play Ball no Canal 6 da Televisão Nacional, Pepe Ruiz respaldava os dados veiculados pelo governo de Ortega de que o país possuiria somente 2.519 infectados e 83 mortos pelo vírus. Os números vêm sendo desmentidos por organizações de direitos humanos.

Desde o começo de junho, 35 associações médicas assinaram um documento alertando para a gravidade da situação na Nicarágua e convocando a população a realizar uma quarentena voluntária de pelo menos três semanas. O documento recebeu o apoio de entidades como o Centro Nicaraguense de Direitos Humanos (Cenidh) e a Aliança Cívica pela Justiça e Democracia, composta por estudantes, camponeses, acadêmicos e representantes da sociedade civil e de empresas privadas.

“Infelizmente, não vemos uma gestão responsável dessa pandemia por parte do regime e não devemos esperar ações nesse sentido. Tudo o que estamos experimentando na Nicarágua é o resultado da negligência de um regime insensível à dor e ao sofrimento do povo”, denuncia a Aliança.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *