O tiktoker, blogueiro, youtuber e influenciador Thiago dos Reis citou matéria publicada na Hora do Povo para desmontar a fake news do governo Bolsonaro sobre o suposto aumento de empregos com carteira assinada em fevereiro, divulgado pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
“Será que o Brasil criou 400 mil vagas com carteira assinada em fevereiro?”, questiona Thiago em vídeo publicado no aplicativo Tik Tok, no final de março, que circula na internet com a hastag “Estão enganando o povo #forabolsonaro #bolsonaro #brasil #emprego”
Thiago também é responsável pelo blog Plantão Brasil.
O governo e governistas fizeram um alarido sobre a suposta explosão de empregos com carteira assinada em fevereiro. Segundo o Caged, o Brasil gerou 401.639 novos postos de trabalho em fevereiro.
O youtuber mostra o ministro das Comunicações, Fábio Farias, e os deputados Marco Feliciano (Republicanos-SP) e Carla Zambelli (PSL-SP) comemorando o falso feito em suas redes sociais.
“Será? será? Você acha que sim ou que não?”, questiona o youtuber. Thiago exibe a matéria Mudança de critérios do Caged infla e camufla “criação de empregos”, publicada no HP, e também cita dados de outros veículos de mídia.
“Ah, mudaram o jeito de contar! Agora estão contando, entre outras coisas, empregados avulsos, autônomos, eventuais, domésticos, estagiários…”.
“Ou seja, a pessoa perdeu o emprego e começou a vender brigadeiro já conta como empregado. O cara desempregado virou Uber já conta como empregado”, cita o youtuber.
Ele destaca que a mudança foi feita em 2020, batizada de “Novo Caged” e não em 2010 como diz a Carla Zambelli. “Essa mentirosa aqui diz que foi em 2010”, diz Thiago.
É isso aí, Thiago, ficamos satisfeitos de contribuir com a sua campanha para desmascarar pelas redes sociais as fake news do governo, principalmente quando se trata do drama do desemprego do trabalhador.